[vc_row . el_class="page-title" . full_width="stretch_row" css=".vc_custom_3021024424879{background-color: #261F27 !important;padding: 50px 0px 50px 0px !important;}" ] [vc_column] [vsc-section-title align="center" title="Content Marketing – O conteúdo que gera resultados" title_color="#ffffff" ] [/vsc-section-title] [/vc_column] [/vc_row]

Content Marketing - O Conteúdo que Gera Resultados - CAPA - 248x400pxContent Marketing – O conteúdo que gera resultados é o primeiro livro em português sobre o tema. Ensina o passo a passo da implantação do método de content marketing em uma empresa.

Os meios de comunicação estão disponíveis para um contato direto com o público-alvo, o que permite a toda marca atuar como uma empresa de mídia. Fomentar a audiência e conduzi-la a um grupo de novos clientes é o desafio.

O método começa por definição de objetivos, passa por desenvolvimento de personas, elaboração de conteúdo, escolha de táticas e termina na mensuração dos resultados alcançados.


O conteúdo


Preparar as ferramentas, acredite, é fácil. Um pouco de conhecimento em HTML e boa vontade para dominar WordPress bastam para criar um blog.

Para fan page no Facebook, Twitter, e-Book, Webinar, aplicativos e outras geringonças, o preço é ainda menor: basta ser curioso.

Acontece que o assunto aqui não são as ferramentas online. A conversa neste livro é sobre a geração de resultado a partir do uso assertivo delas. Content Marketing existe para isso: gerar resultados para empresas. O sentido de “resultado” é estrito. Estamos falando de resultado financeiro ― receita, vendas, retenção de clientes.

Content Marketing é conceitualmente bastante simples. A empresa cria um bom conteúdo e com isso gera uma audiência segmentada. Uma vez formado esse público, passa a fazer ações com fins comerciais.

Mas atenção: o conteúdo em questão não é o chamado conteúdo de marca. É neutro. Por exemplo, um hospital não falará de aspectos institucionais, e sim sobre saúde. Um banco não abordará as vantagens de seus pacotes, e sim economia e finanças. E por aí vai.

Uma vez produzido, esse conteúdo é distribuído por diversos canais. A partir daí, vem um trabalho árduo de gestão norteado por aquilo que a internet traz de mais valioso: métricas precisas e confiáveis.

Em suma, Content Marketing – O conteúdo que gera resultados responde as seguintes perguntas:

  • Como estabelecer os objetivos da empresa?
  • Como produzir conteúdo relevante para o público-alvo?
  • Por quais canais e ferramentas distribuir o conteúdo para que tenha alcance?
  • Como mensurar os resultados obtidos?

O autor


CassioPoliti_100x100pxCassio Politi é jornalista com MBA em Marketing. Já ministrou cursos, oficinas e palestras em mais de 20 estados brasileiros sobre temas relacionados ao título deste livro.

Em 2011, decidiu organizar seu conhecimento seguindo técnicas e conceitos de vanguarda nos Estados Unidos. Iniciou uma imersão em webinars e cursos de instituições americanas. Como resultado desse interesse, foi o único brasileiro presente à edição de 2012 do Content Marketing World, evento internacional sobre o tema, que reuniu no estado americano de Ohio 1.100 profissionais de 20 países. Para escrever este livro, aliou o conhecimento técnico à experiência em empresas onde trabalhou e naquelas para as quais vem prestando consultoria desde 2005.

Como jornalista, atuou em diversas empresas, como Transamérica, Band, Zip.Net, UOL. Foi criador dos cursos do Comunique-se, que dirigiu por mais de sete anos. Ocupou funções também na redação do Portal Comunique-se, como diretor de conteúdo e ombudsman. Em 2011, optou por deixar aquela empresa para se dedicar a um novo projeto: a Tracto.

Ficha técnica

Content Marketing – O conteúdo que gera resultados
Cassio Politi
Editora Bookess
Publicação: São Paulo, 2013
178 páginas

Como comprar


Este livro ficou disponível para venda por dois anos. As vendas foram encerradas.