Introdução a Social Media Optimization

Introdução a Social Media Optimization

Muitos de vocês já devem saber o que é Social Media Optimization (SMO) e sua importância para o marketing digital de empresas em todos os setores. Mas, para quem está se aventurando agora no universo do marketing online, segue uma breve introdução sobre o que é SMO.

Social Media Optimization é o conjunto de técnicas empregadas para promover seu conteúdo usando as redes sociais. Para isso, você deve garantir que o seu conteúdo possa ser compartilhado facilmente. Há algum tempo a ação mais importante era o link-building — inserção de links que direcionassem para o seu conteúdo, aumentando assim sua relevância nos resultados de buscas no Google (estamos falando de SEO aqui). Hoje o que importa não é atrair o maior número de pessoas para seu site, mas garantir que o maior número de pessoas veja e compartilhe o seu conteúdo.

Essa perspectiva sobre a relevância dos compartilhamentos em redes sociais mudou depois que o Google atualizou o algoritmo Hummingbird. E independente de ter sido ou não a intenção do Google, a verdade é que hoje o fator mais relevante para SEO é aquele +1 do Google+.

Não estou dizendo que você deva abandonar o tradicional link-building. Porém hoje compartilhamentos, likes, tweets e pins são igualmente importantes — no caso do Google+, mais importante.

Confira 5 dicas rápidas para te ajudar a otimizar seu conteúdo para mídia social:

  • Dedique-se a escolher imagens atrativas;
  • Pense em dois títulos diferentes para o seu artigo. Um para ser publicado no blog outro para ser compartilhado nas redes sociais;
  • Atente-se aos detalhes. Confira gramática e ortografia (parece óbvio, mas mesmo os escritores mais experientes podem cometer erros bobos). Use links reduzidos para publicar nas redes sociais (ex. bit.ly) – quanto menor, maior o engajamento;
  • Tenha certeza que o seu texto possua um gancho e uma chamada. Algo como “leia mais” ou uma pergunta;
  • Incentive os comentários e quando receber comentários, responda.

Espero ter ajudado a entender um pouco mais sobre como funciona SMO e sua importância para o marketing da sua empresa. Estas dicas têm me ajudado a conseguir mais relevância para as minhas publicações. E você já utiliza estas estratégias?∞


Mariana Reis é especialista em redes sociais e produtora de conteúdo para a Wishpond. A Wishpond desenvolve ferramentas simples para criação de anúncios no Facebook e Google AdWords, landing pages e concursos, além de e-mail marketing e gerenciamento de contatos. Twitter: @MariReis1.

Saiba mais sobre a Wishpond:
Wishpond.com | Twitter | Facebook | Google+

→ Veja todos os artigos de Mariana Reis na Tracto.
 

Métricas de Mídias Sociais, Content e Inbound Marketing | Master Class | 9 de dezembro | São Paulo Saiba mais
Content Marketing Brasil: conteúdo incrível, online e gratuito! Inscreva-se