Quando vídeo faz parte do seu conteúdo de content marketing, a escolha da plataforma deve ser criteriosa. Entre as duas opções mais populares, estão YouTube e Vimeo. Cada um tem as suas peculiaridades. A tabela abaixo ajuda a tomar a decisão assertiva.
Por que usar o YouTube
Audiência: o YouTube é onde os vídeos na internet acontecem. Visibilidade é o seu ponto forte. Se você busca quantidade de visualizações, é a melhor opção.
- SEO: não apenas por ser uma ferramenta do Google, mas sobretudo por ser uma plataforma presente na vida das pessoas, o YouTube aparece em destaque nos resultados de buscas.
- Anúncios pagos: as diversas opções de propaganda estão se tornando populares e eficientes. Se o seu budget permitir, você pode ampliar o alcance promovendo os seus vídeos.
- Geração de receita: você tem a opção de se remunerar pela visibilidade do seu vídeo. Os mecanismos do YouTube seguem a lógica da proporcionalidade. O autor do conteúdo fica com parte da receita gerada pela propaganda exibida nele.
Por que usar o Vimeo
Controle: os planos gratuitos não oferecem muitas opções além do YouTube. Mas planos pagos apresentam recursos interessantes para quem busca controle sobre o vídeo, como escolher os sites que podem incluir o vídeo, o acesso a ele com controle de senha, exibição da marca da empresa e URL personalizada etc.
- Qualidade do vídeo: embora os vídeos do YouTube tenham cada vez mais definição, é perceptível a maior qualidade do material publicado no Vimeo.
- Suporte: para clientes com planos pagos, existe uma área de suporte, que se compromete a responder dúvidas enviadas por e-mail em até 1 hora em dias úteis.
Em linhas gerais, pode-se dizer que o YouTube é a grande rede social de vídeos. O Vimeo é a opção para quem usa vídeo para grupos segmentados e deseja ter maior controle sobre o material.∞