Nós produzimos o podcast para a sua empresa. Atuamos como agência e consultoria do chamado brand podcast. Mais do que isso, usamos a nossa expertise em content marketing (ou marketing de conteúdo) para desenvolver podcasts para empresas. Desta forma, nossos entregáveis a nossos clientes são:

Podcast para empresa (Tracto)

Planejamento editorial do podcast para empresa
Um podcast não é apenas a publicação e a distribuição de um arquivo de áudio. É um conteúdo que transmite uma mensagem da marca com o intuito de gerar uma conexão com o seu público. Isto demanda uma alta dose de assertividade na comunicação. Criamos, então, um planejamento editorial respondendo a perguntas fundamentais, como: quem é o público-alvo? Qual o tom de voz do podcast? Qual a sua identidade sonora? Qual a sua missão editorial? Quais os temas abordados? As respostas a estas e a outras perguntas existem para nortear todos os tópicos seguintes, evitando o erro mais frequente, que é lançar um projeto sem propósito.

Produção, gravação e edição
Cada empresa tem uma necessidade específica. Você, como cliente, pode escolher exatamente quais serviços serão contratados nesta etapa: apresentação, roteirização, edição, produção de vinhetas, locução e outros que estejam dentro das nossas expertises. Alguns podcasts de empresas são contínuos, outros são lançados por temporadas. Trabalhamos na produção de ambas as alternativas.

Distribuição do conteúdo
Publicamos os podcasts produzidos em todas as plataformas e agregadores, como Spotify, Apple Podcasts, Google Podcasts, Deezer e todas as demais. Não que isso seja uma tarefa complexa, mas alguém processo precisa se encarregar de fazer isso com disciplina. Este papel é nosso.

Calendário editorial
Temos orgulho de dizer que nunca um episódio de um dos nossos clientes foi publicado com atraso ou deixou de ir ao ar. Ter um processo de produção de conteúdo documentado faz parte da nossa cultura. Podemos dizer que somos uma empresa sistemática. Isso impacta positivamente o calendário editorial.

Mensuração de resultados
Mensalmente, apresentamos o relatório de resultados, apresentando a quantidade de downloads por programa e de inscritos por plataforma. Mais do que isso, apresentamos sugestões de melhorias contínuas do plano editorial.

Alguns exemplos de programas que fizemos para empresas são o Podcast-se, do Comunique-se, no ar desde 2017, com mais de 200 episódios criados. São entrevistas semanais com profissionais de comunicação e marketing.

Produzimos também o InvestCast Itaú Unibanco, que a área de Relações com Investidores do Itaú utiliza para se comunicar com seus acionistas. É também todo baseado em entrevistas.

Já produzimos podcasts para comunicação interna de empresas. Justamente por serem internos, não estão disponíveis na internet. Entre esses clientes, destaca-se a Sodexo.

Temos, ainda o nosso próprio podcast, um pouco mais curto, com ensinamentos pontuais sobre content marketing. Também tem um volume considerável de episódios já publicados.

A quem se destina este serviço?

O nosso serviço de produção de podcast se destina a empresas que queiram criar seus programas para comunicação com o público externo e também para a comunicação interna.

Nossa expertise

Somos especializados em dois temas: content marketing, como este site já pode demonstrar. E em podcasts. Nosso fundador, Cassio Politi, escreveu dois livros sobre content marketing nos últimos anos. Seu currículo (disponível aqui) mostra mais sobre sua experiência.

Ele recentemente lançou um projeto pessoal, o Canal do Podcast, com um viés maior para empresas, o que inclui podcasts para comunicação interna.