Clique sobre a foto para vê-la ampliada (em alta resolução) Clique sobre a foto para vê-la ampliada (em alta resolução)

André Rosa é jornalista, pesquisador em comunicação e colaborador da Tracto Content Marketing. Desde 2001, atua como professor em cursos livres, de graduação e pós graduação, procurando promover o encontro entre a comunicação e a tecnologia.

Atualmente, além de participar das atividades da Tracto (conteúdo, eventos e consultorias), conduz disciplinas e projetos relacionadas à redação e edição na Web nos cursos de Comunicação da Universidade Anhembi Morumbi. É doutor em comunicação pela Universidade Metodista de São Paulo, onde defendeu sua tese sobre a importância dos metadados na estruturação do Jornalismo em bases de dados. Ainda atua no Grupo de Pesquisa Tecnologia, Comunicação e Ciência Cognitiva (TECCCOG), entre outros projetos interdisciplinares.

Formação

Depois de passar pelo curso de eletrotécnica e exercer a profissão por três anos, direcionou sua carreira para a Fundação Cásper Líbero, no nº 900 da Avenida Paulista. Desde a matrícula no curso de Jornalismo em 1996, foram 15 anos de relacionamento (incluindo graduação, especialização e mestrado), dez deles na redação do site Gazetaesportiva.Net. Sua formação interdisciplinar coincidiu com os primeiros anos da Internet no Brasil, resultando em um desenvolvimento no ambiente digital pautado pelo desafio do pioneirismo.

A preocupação em compreender os fenômenos ligados à comunicação digital (e seus efeitos) o levou para a sala de aula. Inicialmente, por meio de cursos livres ao lado de Cassio Politi, onde teve a oportunidade de ministrar oficinas e workshops em todo o Brasil, além de trabalhar como gestor da área de cursos do Comunique-se entre 2007 e 2010. Em 2008, foi convidado pela coordenação do Centro Universitário Sant’Anna: era o início de sua atividade acadêmica.

Nos últimos anos, além dos compromissos nas salas de aula da graduação, conduziu disciplinas em nível de pós-graduação na área de comunicação e marketing na Internet em instituições como Universidade Cidade de São Paulo, Fundação Armando Alvares Penteado e Faculdades Metropolitanas Unidas.

Entusiasmo

Desde seus primeiros textos e códigos digitados em um PC 386 nos anos 90, André Rosa alimenta sua crença de que é possível construir pontes entre dois mundos aparentemente desconexos. Nos intervalos, cultiva um hábito que já completou uma década: seu blog, que toma emprestado um apelido dos tempos de curso técnico. Ainda funciona como laboratório de ideias compostas por scripts e parágrafos.

É com a mesma alegria que dialoga com Cassio Politi, seu amigo e colega de empreitadas desde 2001, no desenvolvimento da Tracto Content Marketing. Colaborando na produção de e-books, pesquisas, podcasts, cursos e eventos, como o Content Marketing Brasil – inicialmente presencial de caráter nacional, e em 2015 com uma edição online e gratuita, baseada em aulas introdutórias e entrevistas com especialistas do Brasil e do mundo, num formato reconhecidamente atraente.

Contatos
Converse diretamente com André Rosa por e-mail ou redes sociais:

[/vc_column][/vc_row]