O levantamento aponta que atuar de forma segmentada é a maneira pela qual jornalistas ganham relevância no Twitter. O topo da pirâmide é composto por astros da TV, que em alguns casos apresentam programas não-jornalísticos, ou personalidades do Jornalismo que se destacam em outras mídias. Juntos, eles representam menos de 1% dos jornalistas que tuítam. Não servem de parâmetro para a maioria.
A referência, portanto, é o grupo que batizamos de experts. A maioria partiu do nível zero de relevância e conseguiu ganhar destaque em segmentos interessados em iPad, handebol, arte abstrata, meio-ambiente, política regional ou qualquer outro assunto. Apenas dois em cada dez jornalistas atuam assim no Twitter. É dessa maneira que eles abrem vantagem enorme sobre a grande base da pirâmide, que se restringe a falar de amenidades de seu próprio cotidiano.
Autor: Cassio Politi
Cassio Politi é autor de dois livros de content marketing. O primeiro ("Content Marketing – o Conteúdo que Gera Resultados") foi publicado em 2013. O segundo ("Content Marketing Masterclass") saiu em 2021. Em 2015, foi eleito pela Digitalks o profissional do ano em content marketing no Brasil. É, desde 2014, o único brasileiro a compor o seleto júri do Content Marketing Awards, o principal prêmio do mundo na categoria. Já prestou consultoria ou produziu conteúdo para empresas de variados portes no Brasil e na América Latina, incluindo multinacionais. Apresentou alguns de seus cases em eventos nos Estados Unidos. Está no Hall da Fama do Content Marketing World, em Cleveland, do qual participa anualmente desde 2012. Pela Tracto, já apresentou mais de 1.300 episódios de podcasts sobre variados temas para clientes de peso, como Itaú, Zoho, Robert Half, Sodexo e outros.