Buscar padrões para tamanhos de textos é um risco. Afinal, todo texto deve ter o tamanho que ele merece, como já explicou André Rosa, aqui mesmo, na Tracto.
No entanto, há estudos que apontam o efeito que um texto, vídeo ou áudio provoca. O Orbit Media compilou os dados, que reproduzimos na tabela abaixo.
Os dados têm base técnica. Por exemplo, para matérias em blogs ou sites, textos maiores tendem a se posicionar melhor nos resultados de busca do Google. Foi a essa conclusão que chegou o SerpIQ.
O resultado bate com um estudo do blog Moz, que concluiu que textos maiores recebem mais links ― o que contribui para ganhar relevância nas buscas orgânicas do Google.
Assunto do e-mail
O serviço de disparo de e-mails MailChimp publicou em seu blog que e-mails com o campo assunto redigido em até 50 caracteres têm melhor taxa de abertura e de cliques.
Fluxo da leitura
O layout da página influencia. O ideal é que cada linha do texto contenha até 12 palavras. Segundo o Web Style Guide, linhas mais longas do que esse limite exigem esforço redobrado do olho humano. Por razão similar, o leitor de web escaneia a página com os olhos. Por isso, é recomendável quebrar o texto em parágrafos de até quatro linhas.
Redes sociais
Imagens são as campeãs do Facebook. O tamanho do post tem menor influência, mas tem. Quanto menor o texto, mais curtidas e comentários.
No Twitter, textos menores não necessariamente funcionam melhor. Um levantamento do Dan Zarrella mostra que tuítes de 120 a 130 caracteres têm mais chance de ser retuitados.
Vídeo e áudio
O Reel SEO analisou a duração dos top-50 vídeos do YouTube. A média foi de 2 minutos e 54 segundos. Numa experiência parecida, o TopRank Blog testou os 10 mais populares podcasts de negócios. A duração média foi de 22 minutos.∞