Sete em cada dez empresa brasileiras que produzem algum tipo de conteúdo de marca fazem uso de infográficos. É o que mostrou a última edição da pesquisa Content Marketing no Brasil – Benchmarks, Orçamentos e Tendências em empresas B2B, realizada em 2015 pela Tracto em parceria com o Content Marketing Institute. Nos Estados Unidos, a popularidade do infográfico é ainda maior entre empresa B2C, figurando entre os três formatos mais usados.
Mas como produzir esse tipo de conteúdo? Relacionamos oito ferramentas — na maioria, pagas e em inglês —, que você vê a seguir.
- Canva: é muito usada para design fácil em geral, mas é facilmente adaptada a criar infográficos. É gratuita e tem uma versão completa em Português.
- Infogram: é bastante focada em infográficos interativos e responsivos — e se tornou popular por isso. Permite, ainda, fazer integração via API para o uso de dados externos. Planos mensais a partir de US$ 19.
- Piktochart: oferece uma série de templates que ajudam na criação de infográficos, mas parte dos recursos são restritos a assinantes dos planos pagos. Planos mensais a partir de US$ 15.
- Visually: oferece acesso a um banco de mais de 1.000 de designers freelancers. Planos a partir de US$ 3 mil.
- Visme: possui algumas opções de design exclusivas. Oferece uma opção de template gratuito e, para os demais, é preciso assinar um dos pacotes. Planos mensais a partir de US$ 15.
- Easelly: a versão gratuita oferece uma série de ícones, objetos e outros elementos exclusivos. Permite, ainda, que um mesmo infográfico online seja incorporado por diversos sites. Planos mensais a partir de US$ 3.
- Venngage: oferece mais ou menos os mesmos recursos dos concorrentes em três simples passos, mas tem uma funcionalidade interessante: as tabelas que alimentam os dados podem ser criadas manualmente ou abastecidas por serviços do Google. Planos mensais a partir de US$ 19.
- Vizualize: oferece template divididos por categorias de infográficos, como gráficos, mapas, imagens etc. Ainda está na versão beta.∞