Livro de content marketing é lançado
Meu novo livro acaba de sair. Chama-se Content Marketing Masterclass – Lições de Conteúdo na Era Digital. A espinha dorsal são as milhares de aulas que já conduzi em cursos livres, treinamentos in company, cursos online e MBAs em todo o País. E algumas vezes no exterior. Cada capítulo do livro é uma aula que costumo apresentar aos alunos. Esta é a proposta do livro.
“Milhares”, no caso, não é força de expressão. Elas passam de mil mesmo. Tudo começou em julho de 2001. Na época, eu ensinava jornalismo online, quando isso era novidade.
Em 2011, content marketing — ou marketing de conteúdo, na versão aportuguesada do termo — passou a ser o meu tema central e não parou mais. Mas ali começava uma jornada não apenas de aulas, mas de prática. Sou o cara “mão na massa”. Aulas foram minha atividade principal antes da criação da Tracto, em novembro de 2011. De lá para cá, é consultoria e produção de conteúdo para todo tipo de empresa. A maioria, de grande porte — bancos, farmacêuticas, multinacionais de diversas áreas. Mas há muitas empresas de médio e pequeno portes também.
No final, transcrevi muitos slides, resgatei textos aqui, do blog e tudo mais. O resultado está nas 272 páginas do livro, que exigiu muita pesquisa também, além de entrevistas com os colegas — e amigos — considerados estrelas do Content Marketing World, o principal evento do mundo, que frequento desde sua segunda edição, em 2012.
O mais icônico desses personagens é Joe Pulizzi, fundador do Content Marketing Institute e autor dos principais livros sobre o tema. Quando pedi, ele prontamente aceitou escrever o prefácio. Frutos que quase dez anos de relacionamento — e de compartilhamento de propósitos — nos permitem colher.
O livro está à venda no site contentmarketing.com.br para as versões impressa e Kindle.
Eis a lista de capítulos:
- Capítulo 1: Afinal, o que é content marketing?
- Capítulo 2: A história do content marketing
- Capítulo 3: Content marketing x publicidade
- Capítulo 4: Content marketing x branded content
- Capítulo 5: Principais livros
- Capítulo 6: Pensamento estratégico
- Capítulo 7: Documentação da estratégia
- Capítulo 8: Content shock
- Capítulo 9: Declaração de missão editorial
- Capítulo 10: O que são buyer personas?
- Capítulo 11: Processo de criação de buyer personas
- Capítulo 12: Entrevistas com clientes
- Capítulo 13: Quantidade de buyer personas
- Capítulo 14: Relatório de buyer personas
- Capítulo 15: Outros tipos de personas
- Capítulo 16: Content e inbound marketing
- Capítulo 17: A maioria fracassa
- Capítulo 18: Automação de marketing
- Capítulo 19: Outros tipos de ferramenta
- Capítulo 20: Como escrever bem?
- Capítulo 21: A técnica das três perguntas
- Capítulo 22: A importância dos títulos
- Capítulo 23: O gap da curiosidade
- Capítulo 24: Os segredos dos blogueiros
- Capítulo 25: Requentar conteúdo
- Capítulo 26: Propósitos do conteúdo
- Capítulo 27: Quantidade versus qualidade
- Capítulo 28: Storytelling
- Capítulo 29: COPE
- Capítulo 30: Marketing ágil
- Capítulo 31: Funções
- Capítulo 32: ZMOT
- Capítulo 33: Disputa acirrada
- Capítulo 34: Critérios do Google
- Capítulo 35: Critérios em SEO
- Capítulo 36: Tamanho do texto
- Capítulo 37: Snippet
- Capítulo 38: Buscas no YouTube
- Capítulo 39: Canais disponíveis
- Capítulo 40: Redes sociais
- Capítulo 41: Escolha de canais
- Capítulo 42: Fake news
- Capítulo 43: Eficiência x eficácia
- Capítulo 44: Objetivo x meta
- Capítulo 45: Métricas x indicadores
- Capítulo 46: Pirâmide de métricas
- Capítulo 47: Relatório de resultados
- Capítulo 48: Análise e Analytics
- Capítulo 49: Principais erros
- Capítulo 50: Killing Marketing
- Capítulo 51: Marketing de influência
- Capítulo 52: Papo rápido