Um dos desafios de empresas e agências é escolher assertivamente os canais pelos quais o conteúdo é distribuído. Embora possa parecer simples, essa tarefa vem carregada de uma série de dúvidas sobre o estágio em que cada tática de content marketing se encontra. Por exemplo, o alcance orgânico do Facebook é cada vez menor para as marcas, o que indicaria que essa rede social está em declínio. No entanto, o número de usuários ativos continua em crescimento. Afinal, o Facebook está em ascensão ou em queda?

O que dizer, então, da comunicação por e-mail? Muita gente diz que o e-mail está quase morto. Acontece que ele ainda é o maior gerador de retorno sobre investimento para empresas capazes de construir uma base adequadamente. Dar uma resposta não basta, pois beira a opinião individual. Preferimos, então, coletar as percepções de 1.015 profissionais no mês de junho de 2014. A pergunta: onde cada tática se encontra dentro do Hype Cycle da Gartner (veja o que é isso nos slides a seguir).

Este e outros estudos que realizamos na Tracto compõem uma vasta coleção de dados e informações que dão suporte ao evento que realizamos em São Paulo, o Content Marketing Brasil.

Tópicos

  • Apresentação
  • Origem da pesquisa: o Hype Cycle da Gartner
  • Os Cinco Estágios do Ciclo das Ferramentas
  • Coleta e análise de dados
  • Os resultados
    • Blog
    • E-book
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Ficha técnica

Autores: André Rosa e Cassio Politi.
Publicação: dezembro de 2014.

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Tamanho: 49 páginas (7,9 MB — é bem leve)