A edição de 2012 da pesquisa Lead Generation, realizada pelo MarketingSherpa, aponta que otimização de site é a prioridade número um dos profissonais de marketing dos Estados Unidos. O estudo procura saber como as empresas se comportam em relação à geração de leads (ou “lides”, em Português), nome dado ao possível cliente. Para isso, foram entrevistados 1.915 profissionais de marketing naquele país.
Numa das questões da pesquisa, os entrevistados indicaram que mudanças esperam em seus orçamentos nos próximos 12 meses para diversas ferramentas. As opções eram “aumentar muito”, “aumentar ligeiramente” ou “nenhuma mudança”. Os resultados:
Investimento
Uma mudança enorme foi observada em relação à realidade de poucos anos atrás: o custo de cada lide. Esse valor é resultado de uma conta simples: total investido em captação de clientes dividido pelo número de lides gerados (independentemente de eles se tornarem clientes ou não). A conclusão: 52% das empresas gastam menos de US$ 50 por lide. Apenas 9% gastam mais de US$ 500.
Tipo de cliente
A pesquisa abordou, ainda, uma questão corriqueira entre profissionais de marketing. Há diferença entre gerar lides em B2B (empresas para empresas) e B2C (empresa para consumidor)? O resultado:
- 66% percebem diferenças substanciais, mas entendem que os conceitos centrais sejam os mesmos;
- 31% entendem que B2B e B2C sejam completamente diferentes;
- 3% acham que há pouca ou nenhuma diferença.∞