O Google prestigia quem produz conteúdo original e relevante. É isso que priorizam o Panda e o Penguin, como são chamados os algoritmos do principal site de buscas. Gerar informações relevantes para o público-alvo — principal pilar de content marketing — é uma prática que está completamente alinhada às técnicas SEO (sigla de otimização de motores de busca, em inglês).
O infográfico abaixo foi elaborado pelo Brafton, empresa de Boston especializada em conteúdo. Pinçamos algumas informações e as distribuímos pelos tópicos a seguir. Os dados dizem respeito ao mercado dos Estados Unidos.
- 92% dos profissionais de marketing dizem que a criação de conteúdo é “muito efetiva” ou “um tanto efetiva” para SEO.
- 76% dos profissionais de marketing que usam campanhas de SEO investem em criação de conteúdo.
- 52% dos consumidores dizem que blogs impactam em suas decisões de compra.
- 57% dos profissionais de marketing já conquistaram novos clientes por meio de seus blogs corporativos.
- 42% dos consumidores procuram informações em artigos e blogs sobre suas potenciais compras.
- 61% dos consumidores estão propensos a comprar de empresas que lhes ofereçam conteúdo.
- O Bing usa o Facebook como critério para ranquear. O Google usa Twitter e Google+.
- 27 milhões de fragmentos de conteúdo são compartilhados todos os dias.
- Mais de 20% das mensagens em redes sociais incluem links para conteúdo
Porta-vozes
A frase de Amit Singhal, vice-presidente sênior do Google e engenheiro de softwares, não deixa dúvida de que conteúdo é crucial para quem quiser aparecer nos primeiros resultados das buscas orgânicas:
“Os algoritmos de qualidade do nosso site têm como objetivo ajudar as pessoas a encontrar sites de alta qualidade por meio da redução do ranking dos conteúdos de baixa qualidade”.
Ela se completa pelo que diz o chefe do time de web spam do Google, Matt Cutts:
“Tente fazer um site que seja tão fantástico que você se torne autoridade em seu nicho”.∞