Você não é a estrela do seu content marketing

Eu falo muito sobre o princípio de “Marketing Sideways” ― content marketing que é inerentemente útil (Youtility), mas NÃO fala sobre seus produtos e serviços em si. Esse tipo de content marketing transcende os negócios e cria a consciência sobre a sua marca no topo do funil ― entre os potenciais clientes que em outra circunstância não poderiam ser apresentados à sua empresa nem às suas ofertas.

Muitas empresas fazem isso hoje, incluindo o aplicativo de mobile “What Knot to Do in the Greater Outdoors“, da Columbia Sportswear. Ali, em seu telefone, ele lhe diz como fazer laços. Ele transcende os negócios porque a Columbia não vende corda. No entanto, a execução do conteúdo é de interesse para o mercado-alvo da empresa de entusiastas de atividades ao ar livre porque é inerentemente útil e topicamente relevante.

Enquanto o aumento do interesse em torno de “content marketing” tornou frequente esta abordagem nas conversas, a premissa existe há pelo menos 100 anos e, provavelmente, há muito mais tempo do que isso. Daniel Lemin, estrategista sênior aqui, na Convince & Convert, me enviou um link para este exemplo incrível de Youtility usando o marketing de Gallaher, Ltd, marca de cigarros no Reino Unido desde a década de 1910. Todos são úteis, apesar de alguns talvez sejam inadequados para os dias de hoje (até aqui). Note que nenhum deles fala sobre suas empresas ou marcas, mas apenas menciona seus nomes nas frentes dos cartões.

Marketing Sideways: Como Remover uma Farpa

Você não é a estrela do seu content marketing - como remover uma farpa

Você não é a estrela do seu content marketing - como remover uma farpa 2

Encha uma garrafa de boca larga com água quente até quase o limite e pressione a parte afetada da mão fortemente contra a boca da garrafa. A sucção puxará para baixo a pele e o vapor rapidamente sacará a farpa.

Marketing Sideways: Como Parar um Cachorro Louco

Você não é a estrela do seu content marketing - como parar um cachorro louco 1

Você não é a estrela do seu content marketing - como parar um cachorro louco 2

Uma vara de escoteiro, uma bengala, um lenço de pescoço ou mesmo um chapéu pode ser segurado conforme demonstrado. O cachorro invariavelmente investe contra o seu objeto de defesa antes de morder, dando a você a oportunidade de incapacitá-lo com um chute.

Marketing Sideways: Como Manter suas Plantas Regadas nas Férias

Você não é a estrela do seu content marketing - como regar plantas quando estiver de férias 1

Você não é a estrela do seu content marketing - como regar plantas quando estiver de férias 2

Encha um balde grande com água, coloque-o num nível acima das plantas e deixe-o agrupado ao redor ou perto de tantas plantas quantas for prático. Entrelace dois ou três fios de lã, mergulhe-os completamente na água e coloque uma das pontas no balde, pesado, e tocando o fundo. Coloque a outra ponta no solo: uma trança de lã à parte é aconselhável para cada pote.

Este é particularmente notável porque a Lowe’s criou quase o mesmo content marketing com a séries Fix in Six, um exemplo fantástico de sideways marketing por sisó (e uma atomização de Youtility):

Marketing Sideways: Como Salvar Alguém de um Choque Elético

Você não é a estrela do seu content marketing - como salvar alguém de um choque elétrico 1

Você não é a estrela do seu content marketing - como salvar alguém de um choque elétrico 2

“Vou resgatar uma pessoa que foi tocada por um fio de eleticidade”. Não tente agarrá-lo se ele ainda estiver grudado ao fio, a não ser que suas mãos estejam protegidas por luvas de borracha, um colete à prova d’água ou por uma grande quantidade de roupas secas. Fique sobre vidro ou madeira seca e tente desligar a corrente, e envie-o a um médico.

Eu adoro a existência disso, e posso imaginar a reunião de equipe de antigamente em que tudo foi criado. “Me diga, Alistair, parece que temos uma excelente série de conselhos para os colegas que fumam Gallaher’s. Mas aqui vai mais uma para completarmos o conjunto de que precisamos. Que tal alguns conselhos para quem for atingido por um choque elétrico?

Nos 100 anos que se passaram desde que estes cartões foram distribuídos, content marketing se tornou mais comum e mais digital, mas a premissa central de transcender a transação com o seu Youtility permanece:

Lembre-se: a realidade é que os seus produtos e serviços não são tão interessantes. Construa relacionamentos com a informação que for útil e relevante, mesmo que isso signifique que você não é a estrela desse show.


Jay Baer é estrategista de mídia e conteúdo social estrategista, palestrante e autor do livro Youtility: Why Smart Marketing is About Help not Hype. Jay é fundador do Convince & Convert e apresenta o podcast Social Pro. Twitter: @jaybaer.

→ A Tracto tem explícita autorização do Convince & Convert para traduzir e publicar seus artigos por meio de um convênio de conteúdo estabelecido entre as duas empresas.
 
→ Veja todos os artigos de Jay Baer publicados originalmente no Convince & Convert e traduzidos pela Tracto.
 

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