Vai desenvolver um site governamental? Considere usar plataformas populares.

Um dos desafios dos profissionais de comunicação de instituições públicas é a contratação de equipes ou empresas especializadas na construção de sites. Se este for o seu desafio, saiba que plataformas de desenvolvimento de site populares entre empresas privadas e pessoas físicas — como Drupal e WordPress — colecionam cases específicos do setor público.

Em sua página voltada para governo, o Drupal menciona que atende mais de 150 agências federais dos Estados Unidos — Nasa, inclusive. E, advogando em causa própria, a empresa cita vantagens para governos, como o fato de seu software ser baseado em código aberto e ter boa usabilidade.

Site da Casa Branca é feito em Drupal...

Enquanto o site da Casa Branca é feito em Drupal…

A lista de instituições públicas atendidas inclui 32 brasileiras, sendo sete de nível federal e as demais espalhadas por oito estados — Alagoas, Bahia, Pará, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Santa Catarina e São Paulo.

A lista de entidades que adotam WordPress — que em diversos aspectos concorre com o Drupal — também conta com usuários de peso, como a Biblioteca do Congresso Americano, o site oficinal do Carnaval de São Paulo, a Casa de la Moneda do Chile, a Força Aérea Americana.

Vai desenvolver um site governamental? Considere usar plataformas populares - blog Army Live feito em WordPress

… o blog oficial do exército americano foi construído com WordPress.

Como isso pode ser útil?
Você, que lê a Tracto, provavelmente não é o profissional de TI que vai desenvolver o site. Mas talvez seja quem vai lidar com os profissionais que o farão. Ou, em algum momento, você vai participar do projeto de um (novo) site e isso passa pela escolha da plataforma.

Uma informação relevante é que, nos exemplos listados nas duas páginas de showcase, o Drupal é mais usado para sites institucionais e o WordPress, para hot sites ou blogs da entidade. O site oficial da Nasa, por exemplo, foi feito com Drupal. Mas a agência espacial mantém ativa também uma página em WordPress, chamada de Open Nasa.∞