Utilizando crowdsourcing nos assuntos de seu blog

Utilizando crowdsourcing nos assuntos de seu blog

Nós todos já passamos por isso. Você publica artigos bem trabalhados em seu blog diariamente. E do nada as suas ideias parecem acabar. Você tem um prazo, que já está se esgotando, mas nada vem à sua mente.

O que fazer?

Se você trabalhasse numa editora, a solução seria recorrer ao seu editor ou colegas de trabalho. Mas e se você perguntasse aos seus leitores?

A colaboração dos clientes e leitores é um método popular para resolver problemas e se envolver com o seu público. Até mesmo grandes portais de notícias como G1 usam crowdsourcing em parte de suas publicações.

Então, na próxima vez que você estiver arrancando os cabelos tentando descobrir sobre o que escrever, experimente uma destas cinco formas de usar crowdsourcing para definir o tema de sua publicação.

1. Solicite aos seus contatos em redes sociais
Um método super fácil de obter ideias é simplesmente pedir!

Faça uma pergunta no seu Facebook, Twitter ou Google+.

Veja abaixo um tweet que eu fiz. Você pode receber ótimas ideias de leitores ou amigos e parceiros de outros blogs.

Tuíte de MariReis1 pedindo ajuda - Crowdsourcing

Segmente suas perguntas por indústria.

No Facebook:  mantenha seu texto curto. Publicações com até 100 palavras ou menos recebem mais interação. Se você está publicando na fanpage da sua empresa, tenha certeza de pensar no seu cliente quando fizer sua pergunta. Peça por interesses e problemas comuns, funcionalidades dos produtos, etc.

No Twitter: use hashtags para ampliar o alcance do tweet e torna-lo mais pessoal. Tweet do seu perfil pessoal no Twitter para gerar mais engajamento.

No Google: Publique suas perguntas em comunidades das quais os seus clientes participem para engajá-los e obter melhores ideias sobre os interesses de seus leitores. Use sua própria conta do Google+ para postar em comunidades de blogs como do Publicitários Social Clube.

2. Hospede um concurso de temas na sua fanpage
As suas perguntas sozinhas não estão trazendo o retorno que você imaginava? Experimente organizar um “concurso de temas” engajando seus fãs ao pedir ideias. O mais interessante ao criar um concurso é que você incentiva as pessoas a participar oferecendo prêmios.

Seja criativo ao pedir por ideias:

  • Peça por indicações dos clientes e cite-os em seu post;
  • Crie um tema em torno de interesses gerais;
  • Peça por dicas para resolver problemas comuns.

Você pode até adicionar uma votação ao seu concurso para obter dos participantes quais são as melhores opções. Isso te mostra ainda mais quais são os principais interesses dos seus leitores.

3. Faça uma pesquisa ou enquete
Realize uma pesquisa entre seus leitores para obter quais são suas preferências. Escolha temas que estejam relacionados ao seu blog. Use uma ferramenta de criação de landing pages para configurar sua pesquisa e hospedá-la em seu blog. Envie sua pesquisa por e-mail e compartilhe nas redes sociais.

Por exemplo, se você está escrevendo sobre marketing em redes sociais, publique uma pesquisa que pergunte aos seus leitores quais são seus maiores interesses. Veja um exemplo de pesquisa realizada pela Wishpond:

Enquete da Wishpond - Crowdsourcing

Você também pode incluir campos abertos para preenchimento, assim você terá ideias mais específicas sobre quais são os principais problemas que os seus clientes querem que sejam resolvidos.

Você pode usar as respostas para montar uma sequência de artigos baseados nos assuntos mais sugeridos pelos seus clientes. E lembre-se sempre de agradecer seus leitores pelas sugestões.

4. Leia os comentários dos leitores
Observe os canais de mídia social da sua empresa e leia os comentários. Você pode se surpreender com a quantidade de temas disponíveis nos comentários feitos pelos seus leitores.

Escreva conteúdo que discuta necessidades comuns entre seus leitores, interesse a grupos específicos ou inclua informações extras ao comentários.

Utilize sua análise dos comentários para escrever artigos que ofereçam novas perspectivas com relação ao assunto abordado e se aproxime ainda mais de sua audiência.

5. Conecte-se aos influenciadores da indústria
Utilize sua experiência para se conectar aos influenciadores de sua indústria. Pergunte a eles suas opiniões a respeito de artigos que você escreveu no passado e como melhorá-los. Junte as melhores respostas e escreva um artigo.∞


Mariana Reis é especialista em redes sociais e produtora de conteúdo para a Wishpond. A Wishpond desenvolve ferramentas simples para criação de anúncios no Facebook e Google AdWords, landing pages e concursos, além de e-mail marketing e gerenciamento de contatos. Twitter: @MariReis1.

Saiba mais sobre a Wishpond:
Wishpond.com | Twitter | Facebook | Google+

→ Veja todos os artigos de Mariana Reis na Tracto.
 

Métricas de Mídias Sociais, Content e Inbound Marketing | Master Class | 9 de dezembro | São Paulo Saiba mais
Content Marketing Brasil: conteúdo incrível, online e gratuito! Inscreva-se