Um usuário pediu para sair do seu mailing? Então, comemore!

Vejo com frequência ― em consultorias, aulas ou palestras que ministro ― a expressão de perplexidade no rosto das pessoas. Tudo porque um usuário clicou no botão de opt-out, indicando que nunca mais quer receber nenhum e-mail enviado pela empresa.

― E agora? O que devo fazer? ― alguém pede socorro.
― É simples: comemore ― aconselho.

Não, não estou dizendo que o cadastro em fuga não seja bem-vindo. Pelo contrário: tudo o que mais queríamos é que ele abrisse todos os nossos e-mails, lessem todas as nossas newsletters, clicassem nos links comerciais de todos os nossos e-mails marketing.

Acontece que o grau de segmentação do mailing é fator muito mais importante do que a quantidade de cadastros existentes nele. Em outras palavras, é muito melhor ter uma base menor interessada em você do que ter uma base enorme e repleta de fantasmas.

Quando um usuário pede para deixar o seu mailing, ele ajuda a lapidá-lo. Por alguma razão, o seu conteúdo não é mais de interesse dele. Ele pode ter mudado de atividade, de emprego, de cidade. Ou, o que é mais provável, o tema que você aborda foi, em algum momento, interessante para ele. Hoje não é mais.

Esse usuário deu mais uma contribuição. Ele confiou no link de opt-out que você disponibilizou. Refiro-me àquele link que normalmente vem no rodapé da mensagem, do tipo: “se não quiser mais receber nossos e-mails, clique aqui”. Ele poderia ter classificado você como SPAM, o que, em larga escala, pode incluir o seu domínio nas listas negras internacionais de spammers.

Daí a importância de se ter o link de opt-out visível e, principalmente, em pleno funcionamento. As principais ferramentas de disparo de e-mail oferecem a opção chama da de unsubscribe (algo como “descadastrar”), que nos Estados Unidos é uma exigência legal.

Webinar
O conteúdo deste artigo foi parte do tema apresentado nesta quinta-feira no webinar “Seis Pontos Críticos de Newsletter”, cujos slides podem ser consultados abaixo ou baixados gratuitamente no canal da Tracto no SlideShare.

Cassio Politi é fundador da Tracto e do All Metrics. Foi em 2016 palestrante do Content Marketing World, o principal evento do tema no mundo, em Cleveland, nos Estados Unidos. Nesse mesmo ano, foi apontado pela Traackr como o 9º mais influente profissional de marketing de conteúdo da América Latina. E aparece na lista dos 50 mais influentes do mundo publicada pelo Top Blogger.

Foi eleito o profissional de content marketing do ano pela Digitalks em 2015. É desde 2014 o único sul-americano a compor o seleto júri do Content Marketing Awards. É autor do livro Content Marketing - O Conteúdo que Gera Resultados, publicado em 2013. Presta consultoria para grandes empresas brasileiras e multinacionais. Já conduziu palestras, treinamentos in company e cursos abertos em 25 estados.

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Crédito da imagem associada a esta matéria: cortesia do FreeDigitalPhotos.net

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