Três mitos da mensuração de resultados em mídias sociais

O infográfico abaixo mostra três mitos do ROI (retorno sobre investimento) em mídias sociais. O estudo foi elaborado pelo Womma, instituição sem fins lucrativos com sede em Chicago, nos Estados Unidos.

Mito 1: mensurar número de cliques em curtir ou quantidade de seguidores significa retorno sobre investimento.
A realidade: o verdadeiro retorno á aquele que gera aumento de vendas, redução de custos ou mudança na percepção da marca.

Mito 2: a forma de mensuração de retorno sobre investimento em mídia social é a mesma da mídia tradicional, como TV e digital.
A realidade: as pessoas compartilham e assim amplificam o impacto da mídia. Portanto, o cálculo de ROI deve levar em consideração os efeitos dessa amplificação.

Mito 3: mídias sociais devem ser mensuradas de separadamente de outros canais de comunicação.
A realidade: a mensuração de resultados deve ser holística. Caso contrário, o efeito da mídia social em conjunto com outras táticas de comunicação passará despercebido.∞