Toda empresa deve ter blog corporativo?

Sempre que ouvir uma orientação fatalista e generalista, desconfie. Não existe tática de content marketing que seja obrigatória para todas as empresas. Algumas serão sempre mais populares do que as outras, é verdade, mas nenhuma é regra livre de exceções. Nem mesmo blogs.

Vamos entender o porquê.

A implantação de um programa consistente de content marketing passa por cinco etapas:

  1. Definição de objetivos e metas;
  2. Conhecimento do público-alvo (desenvolvimento de personas);
  3. Definição de conteúdo (storytelling de marca);
  4. Escolha dos canais de content marketing; e
  5. Mensuração de resultados.

Dessas cinco etapas, a primeira é realmente obrigatória para qualquer empresa que queira gerar conteúdo. As demais conduzem seu trabalho para a máxima eficiência, mas a ausência delas não representa a implosão do método de content marketing.

Invista tempo e energia para enxergar aonde sua marca quer chegar. Os caminhos para chegar lá, porém, são muitos. Blog corporativo, uma tática popular e adorada, pode ou não fazer parte de seu arsenal.

Blog é normalmente o ponto de partida para todos os outros canais. Nele, você cria as regras, define linguagem e formato. Além disso, incorpora vídeos e podcasts, integra apresentações, exibe slideshows de fotos, compartilha documentos, faz conexão com redes sociais, cria chamadas para webinars etc.

Blog funciona, portanto, como a grande central de seu conteúdo. Por isso, tem papel fundamental. Mas cuidado: se a sua marca não for boa geradora de texto, abra mão do blog. Você pode fazer essas conexões com outras táticas pelo próprio site da empresa. E, assim, fortalecer o uso de táticas que tenham mais relação com o formato adequado à sua realidade ― como foto, áudio ou vídeo.

Webinar
A pergunta do título deste artigo me foi feita durante o webinar gratuito intitulado Mensuração de resultados em content marketing, que ministrei nesta terça-feira (30), pela Tracto. Os slides estão disponíveis abaixo para consulta e no SlideShare para download.

Cassio Politi é fundador da Tracto e do All Metrics. Foi em 2016 palestrante do Content Marketing World, o principal evento do tema no mundo, em Cleveland, nos Estados Unidos. Nesse mesmo ano, foi apontado pela Traackr como o 9º mais influente profissional de marketing de conteúdo da América Latina. E aparece na lista dos 50 mais influentes do mundo publicada pelo Top Blogger.

Foi eleito o profissional de content marketing do ano pela Digitalks em 2015. É desde 2014 o único sul-americano a compor o seleto júri do Content Marketing Awards. É autor do livro Content Marketing - O Conteúdo que Gera Resultados, publicado em 2013. Presta consultoria para grandes empresas brasileiras e multinacionais. Já conduziu palestras, treinamentos in company e cursos abertos em 25 estados.

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