Sete segredos do SlideShare

As dicas e informações foram publicadas no próprio blog do SlideShare, originalmente em inglês. São úteis para empresas que busquem otimizar essa poderosa ferramenta de content marketing.

1. Sua audiência virá de buscas
A maior parte da audiência do SlideShare vem de buscas no Google e mecanismos similares, como Bing e Babylon. Para que sua apresentação se torne mais visível, use palavras-chave no título, descrição e tags. Esses campos são preenchidos no momento do upload. Observe que o SlideShare extrai o texto do arquivo e o usa na descrição. Mecanismos de busca rastreiam também esse texto. Portanto, parte do conteúdo da apresentação também é localizado pelos motores de busca.

2. Redes sociais são a segunda fonte de audiência
LinkedIn, Facebook, Twitter e Pinterest direcionam tráfego para apresentações no SlideShare. É possível conectar contas do Linkedin e Facebook ao SlideShare.

3. SlideShare é uma rede social
Embora seja mais associado a compartilhar apresentações, o SlideShare também é uma rede social. Siga pessoas que tenham conteúdo relevante e dialogue com aquelas que seguem você.

4. Compartilhe a apresentação em blogs e sites
O compartilhamento da apresentação não apenas amplia a visibilidade do conteúdo da apresentação mas também melhora seu posicionamento nos resultados de buscas no Google. Afinal, o compartilhamento não deixa de ser um item que confere relevância à apresentação.

5. Design para SlideShare
Antes de subir sua apresentação para o SlideShare, converta-a em PDF. Isso vai ajudar a adequar o layout para o formato mais adequado a essa plataforma, que presume que a maior parte de seus usuários normalmente dê uma rápida passada de olho no conteúdo.

6. Enriqueça sua mídia
Embora a maioria das pessoas pense no SlideShare como um ambiente de compartilhamento de apresentações, é possível subir nele outros formatos. Áudio e vídeo, inclusive. Pouca gente sabe, mas é possível até adicionar um vídeo do YouTube em determinado slide.

7. Versão PRO
As opções de serviço por assinatura do SlideShare permitem aprofundar os dados de Analytics e, ainda, obrigar o usuário a informar nome e e-mail para baixar um arquivo. Isso pode gerar prospecções de vendas.∞