SEO: seja amigo do seu público on e off page [webinar]

Mais do que ser amigo do Google, quem produz conteúdo precisa ser amigo do público-alvo. Essa é uma das anotações apresentadas pela jornalista Larissa Lima, especialista em SEO e fundadora da agência Em Contexto, de Maceió. Em um webinar em parceria com a Tracto nesta quarta-feira (25), ela deu a seguinte recomendação:

“Seja amigo do seu público on e off page.”

On page
O on page tem relação com o conteúdo disponível em seu site. Além de dispor adequadamente título, texto, links permanentes etc., é necessário produzir o conteúdo que o usuário busca. Para isso, estabeleça um calendário editorial, que tenha periodicidade e conteúdo relevante ― ou seja, que tem significado para a sua persona.

Algumas ferrramentas ajudam bastante nessa tarefa:

  1. Google Suggest: é o serviço de autocompletar oferecido na barra de busca do próprio Google, que apresenta resultados mais populares. Por isso, responda uma pergunta importante. Esse serviço está adaptado a mobile, usando geolocalização como uma das variáveis de busca. Portanto, seu conteúdo precisa ser mobile friendly.
  2. Google Analytics: a ferramenta apresenta quais palavras buscadas no Google mais geraram acesso ao seu site. Essa funcionalidade rende bons insights de quais informações e termos o público do seu site mais busca.
  3. Google Adwords: mesmo que você não seja anunciante do Google, você pode ter uma boa ideia de quais palavras são mais concorridas.

Se você construir a persona do seu público-alvo, será mais fácil concluir essa tarefa.

Off page
Já o conceito de SEO off page diz respeito a link building. Ou seja, quantos e quais sites fizeram link para o seu conteúdo. Isso significa que eles o referenciaram.

Não é mais tão manipulável como já foi um dia.

Webinar
Veja abaixo os slides apresentados no webinar e disponíveis para download no SlideShare.∞