Seis regras para organizar uma boa webinar

webinarPara ter sucesso, uma webinar deve seguir seis regras básicas. Esse conjunto de regras foi elaborado pelo diretor da Citrix na América Latina, o americano David O’Keefe, e apresentado em uma webinar realizada na terça-feira (22).

1. Seja relevante para o público
Capriche no conteúdo. Saiba quais as preocupações de seu público. Fale dos assuntos que as pessoas querem ouvir, e não daquilo que você quer falar. Metade (52%) dos presentes ao evento online usa webinars. A maior parte utiliza para apresentação de produto ou serviço ou para treinamento.

2. Convide de forma irresistível
Faça uso das técnicas dos três Us. Seu e-mail ou peça precisa transmitir a ideia de que o evento é útil, urgente e único. Seu público precisa saber que aquele conteúdo tem utilidade. Precisa decidir rapidamente se vai ou não se inscrever. E, ainda, saber que aquela oportunidade não se repetirá.

3. Amplie a lista de convidados
Utilize toda a sua força de audiência para informar as pessoas de que a webinar será realizada. Converta audiência de site e blog em inscritos. Reforce essa comunicação com sistemas de anúncio gratuitos e pagos de redes sociais, como Linkedin, Twitter e Facebook.

4. Simplifique o cadastro
Solicite o menor número de dados possível. Isso tornará ágil a inscrição. Não há motivo para coletar dados que você não utilizará. O formulário de inscrição para webinar é um primeiro contato do usuário com a marca. Você terá a oportunidade de obter mais dados posteriormente, se julgar necessário.

5. Mande os lembretes
Comece enviando um lembrete aos inscritos na véspera do evento. No dia do evento, envie mais três: uma pela manhã, outro uma hora antes e o último 15 minutos antes do início. Isso impulsionará o comparecimento, o que é importante, pois normalmente menos da metade das pessoas que se inscrevem acessam a sala virtual.

6. Proporcione uma grande experiência
Cative a audiência causando impacto tanto visual quanto verbal. Afinal, algumas pessoas são mais visuais, outras são mais auditivas. Utilize enquetes para promover a interação com o público. Seja performático. Sally Hogshead, uma das principais especialistas no mundo em comunicação com o público, lista o que ela chama de sete gatilhos da fascinação. São eles: paixão, poder, confiança, mystique (despertar a curiosidade, mistério), prestígio, urgência e rebeldia. Você deve pensar no seu atributo principal para ex. Seu site oferece um teste para se saber qual dessas características são mais fortes em cada pessoa. O serviço é pago.

A webinar foi fruto de uma parceria entre Tracto e Citrix, empresa com sede na California responsável pelo desenvolvimento da ferramenta GoToWebinar, utilizada para essa finalidade.

Cassio Politi é fundador da Tracto e do All Metrics. Foi em 2016 palestrante do Content Marketing World, o principal evento do tema no mundo, em Cleveland, nos Estados Unidos. Nesse mesmo ano, foi apontado pela Traackr como o 9º mais influente profissional de marketing de conteúdo da América Latina. E aparece na lista dos 50 mais influentes do mundo publicada pelo Top Blogger.

Foi eleito o profissional de content marketing do ano pela Digitalks em 2015. É desde 2014 o único sul-americano a compor o seleto júri do Content Marketing Awards. É autor do livro Content Marketing - O Conteúdo que Gera Resultados, publicado em 2013. Presta consultoria para grandes empresas brasileiras e multinacionais. Já conduziu palestras, treinamentos in company e cursos abertos em 25 estados.

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