Se o usuário pediu para sair do seu mailing, ajude-o a sair

Botão Cancelar agoraO conjunto de nove regras diz respeito à opção de cancelamento de cadastro em uma newsletter, também conhecida como opt-out. As regras foram inspiradas num artigo publicado em agosto pelo Business 2 Community.

  1. Não forneça um link para a opção opt-out que não funcione.
  2. Não diga ao usuário que seu pedido de sair do mailing será atendido. Apenas cancele, e pronto.
  3. Não ignore o pedido de opt-out. Primeiro porque é sua obrigação fazer isso. Segundo porque não faz bem para a sua marca agir assim.
  4. Não faça o usuário preencher o próprio e-mail num cadastro para sair da base. Ora, você enviou o e-mail a ele. Você deveria saber o endereço dele.
  5. Não pergunte se o usuário quer mesmo sair. Cancele o cadastro dele automaticamente.
  6. Não redirecione o botão de cancelamento para uma página que contenha ofertas comerciais. Redirecione-o à pagina que contenha a mensagem “você foi retirado do mailing”.
  7. Não envie um e-mail informando que o cadastro foi cancelado. Afinal, o usuário pediu para não receber mais nenhum e-mail seu. Nenhum.
  8. Não esconda o link “clique aqui para sair da base”. Nem coloque essa frase em letras minúsculas.
  9. Depois que o usuário clicar em opt-out, não o envie para uma página que contenha uma opção de recadastramento. Muito menos para aquela que tenha a opção “aceito receber e-mails” previamente marcada.∞