Sala de imprensa: muitas empresas têm, mas nem todas atualizam

Pesquisa salas de imprensa no Brasil 2014 - capa do relatório - imagem corporativa - mynewsdesk - 305x170pxNo começo, eram só os jornalistas que buscavam informações no site de uma empresa quando precisavam entender algum aspecto daquela organização. Hoje, com a democratização da informação, o perfil de pessoas que correm atrás dessas informações é mais amplo. Uma sala de imprensa cumpre o papel de prover informações institucionais organizadas. No Brasil, 94% das grandes empresas mantêm uma sala ativa, mas apenas 56% são atualizadas pelo menos uma vez por mês.

Os dados foram apresentados no estudo “Salas de Imprensa no Brasil”, realizado pela agência de comunicação empresarial Imagem Corporativa em parceria com a Mynewsdesk. Foram analisadas as salas de imprensa das 100 maiores empresas do Brasil, segundo a edição de 2013 do ranking Valor 1000 do jornal Valor Econômico.

Conversei com o CEO da Imagem Corporativa, Ciro Dias Reis (ouça o podcast abaixo) sobre a pesquisa. Ele observa que a sala de imprensa é deixada de lado não por desinteresse das empresas, mas por não ser uma prioridade. Afinal, os profissionais de comunicação estão sempre sobrecarregados. “Quando estão atrás de credibilidade, nem sempre as pessoas buscam informações no blog”, observou ele na nossa conversa.

Outro dado que intriga: somente 16% mantêm atualizadas as informações institucionais, tais como fact sheets e biografias de executivos. Não por acaso, há jornalistas que buscam informações sobre a empresa na área de RI (Relações com Investidores) do site. Empresas de capital aberto são obrigadas a manter informações transparentes e atualizadas. Por isso, são mais confiáveis.

Apesar da facilidade de manuseio de arquivos de imagem, áudio e vídeo, o profissional de comunicação ainda tem foco no conteúdo escrito. Apenas 28% das salas disponibilizam uma biblioteca de imagens e só 27% oferecem uma de vídeos.

Ouça o podcast abaixo e faça o download do relatório da pesquisa (em PDF).∞

Cassio Politi é fundador da Tracto e do All Metrics. Foi em 2016 palestrante do Content Marketing World, o principal evento do tema no mundo, em Cleveland, nos Estados Unidos. Nesse mesmo ano, foi apontado pela Traackr como o 9º mais influente profissional de marketing de conteúdo da América Latina. E aparece na lista dos 50 mais influentes do mundo publicada pelo Top Blogger.

Foi eleito o profissional de content marketing do ano pela Digitalks em 2015. É desde 2014 o único sul-americano a compor o seleto júri do Content Marketing Awards. É autor do livro Content Marketing - O Conteúdo que Gera Resultados, publicado em 2013. Presta consultoria para grandes empresas brasileiras e multinacionais. Já conduziu palestras, treinamentos in company e cursos abertos em 25 estados.

→ Siga no Twitter: @tractoBR.
→ Leia os artigos de Cassio Politi na Tracto.
→ Veja o perfil completo de Cassio Politi.
Métricas de Mídias Sociais, Content e Inbound Marketing | Master Class | 9 de dezembro | São Paulo Saiba mais
Content Marketing Brasil: conteúdo incrível, online e gratuito! Inscreva-se