Quer que seu blog seja lido? Mantenha-o atualizado!

Quer que seu blog seja lido Mantenha-o atualizado

Todos nós sabemos que encontrar algo novo para escrever pode não ser tarefa fácil. Pensando nisso escrevi este artigo com dicas e sugestões de como manter seu blog sempre atualizado e atraente para seus leitores.

Você já sabe que precisa publicar conteúdo que seja útil e relevante para seu público. Mas não adianta publicar um bom artigo esporadicamente. Se você deseja que seu leitor volte, estabeleça uma agenda de publicações. Crie no leitor o hábito de retornar para o seu blog. Deixe-o saber que encontrará um novo conteúdo toda quarta-feira, por exemplo. Seja consistente e frequente. Esteja atualizado e publique em intervalos curtos. O leitor esquecerá de você se voltar em seu blog e encontrar o mesmo velho artigo publicado na semana passada. Qual é a razão de voltar se não existe nada novo para ver?

E se você não souber sobre o que escrever?

Isso já aconteceu comigo e pode acontecer com qualquer um. Muitas vezes não sabemos sobre o que escrever, mas precisamos publicar alguma coisa. No entanto, não pode ser qualquer coisa. Se isso acontecer com você, não se desespere, siga algumas das sugestões abaixo:

  • Compartilhe um vídeo: escolha um vídeo que se relacione com o tema de seu blog e que seja interessante para seus leitores
  • Inspire-se em conteúdos produzidos por outros bloggers. Acompanhe seus trabalhos nas redes sociais e leia seus conteúdos diariamente, você poderá obter boas idéias.
  • Crie uma listas de publicações que você julgue interessantes para seu público.
  • Faça uma lista como “os 10 lugares no mundo com as melhores pizzas”. As pessoas adoram listas, são intrigantes e fáceis de ler.
  • Faça entrevistas. Você pode entrevistar alguém que seja especialista em alguma área relacionada ao seu setor. Publique a entrevista ou transforme-a em um artigo (não se esqueça de mencionar o entrevistado como fonte).
  • Convide pessoas para escreverem no seu blog.
  • Solicite sugestões. Pergunte para seus leitores o que eles gostariam de ler na próxima publicação.

Tome cuidado também com o que não fazer. Nunca copie e cole o conteúdo de outro blog no seu, mesmo que você informe a fonte. Isso não trará prestígio para o seu blog, mesmo que o conteúdo seja bom e interessante. Use essas fontes como referências para criar seus próprios artigos. Outra questão importante a ser considerada é que reproduzir conteúdo de terceiros é prejudicial para SEO. Compartilhar a mesma informação em dois lugares diferentes não é bom para posicionamento em ferramentas de buscas. Isso pode prejudicar tanto o seu blog, quanto o blog original.

E o que eu vou dizer agora pode parecer repetitivo, pois imagino que você já esteja cansado de saber, mas nunca é demais. Nunca reproduza o conteúdo de alguém sem dar crédito ao autor. Isso é desonesto, contra a lei e vai pegar muito mal para você e seu blog. Mesmo que você pense “meu blog é tão pequeno, ninguém vai ver” ou “traduzi esse artigo de um site estrangeiro, ninguém vai saber”. Não caia nessa. Mesmo não sendo recomendável, se você realmente desejar reproduzir o conteúdo de alguém dê crédito ao autor. Isso parece óbvio, mas já passei por essa situação. Eu estava buscando referências para um novo artigo e encontrei uma matéria, que parecia muito interessante, em um blog grande no Brasil. Quando abri o link fiquei surpresa, o artigo era, na realidade, uma tradução de um artigo publicado por um colega da Wishpond em um blog americano. Na mesma hora entrei em contato com o autor do texto traduzido e pedi para que incluísse a fonte. A fonte foi incluída e ficou tudo bem, certo? Errado.

Desde este dia minha confiança nas informações fornecidas por aquele blog nunca mais foi a mesma. Sua credibilidade não é mais a mesma para mim. Tenho certeza que quem traduziu o artigo, não imaginou que seria descoberto, mas foi. Então não caia nessa. Informe sempre suas fontes.

Estas dicas ajudarão a manter seu blog sempre atualizado, mas lembre-se de que sempre existe algo novo e interessante para escrever, basta manter-se informado.∞


Mariana Reis é especialista em redes sociais e produtora de conteúdo para a Wishpond. A Wishpond desenvolve ferramentas simples para criação de anúncios no Facebook e Google AdWords, landing pages e concursos, além de e-mail marketing e gerenciamento de contatos. Twitter: @MariReis1.

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