Quer aparecer em resultados de buscas do Google? Produza bom conteúdo.

Conteudo ajuda SEO

As informações desta matéria foram retiradas do infográfico elaborado pela Fat The Creatives. Clique sobre a imagem para vê-la ampliada.

Mecanismos de busca procuram melhorar a experiência do usuário. Nove em cada dez profissionais de marketing dos Estados Unidos afirmam que criação de conteúdo é “muito eficaz” ou “eficaz” para SEO (Search Engine Optmization), nome dado às técnicas que visam a posicionar bem uma página nos resultados de buscas orgânicas de Google, Bing e afins. Não por acaso, 76% dos profissionais que fazem campanha de SEO usam conteúdo.

A cada dia, 27 milhões de conteúdos são compartilhados na internet. Os mecanismos de busca precisam, então, usar algum critério para classificar esse oceano de informações. Amit Singhal, engenheiro que ocupa o cargo de vice-presidente sênior do Google Inc, simplifica o raciocínio:

“Os algoritmos de qualidade do nosso site estão focados em ajudar as pessoas a encontrar sites de ‘alta qualidade’ por meio da redução da classificação do conteúdo de baixa qualidade.”

Metade das pessoas é mais propensa a clicar num link se a mesma empresa aparecer diversas vezes na página de resultados das buscas. A partir dessa premissa, Matt Cutts, líder da equipe de SPAM do Google, aconselha:

“Tente fazer um site tão fantástico que você se torne uma autoridade em seu nicho.”

Redes sociais
Uma em cada cinco mensagens em rede sociais possui link para algum tipo de conteúdo. Quando dizem respeito a um mercado específico, 60% das informações compartilhadas mencionam o nome de um produto ou de uma marca. É por isso que quase metade (44%) dos profissionais de marketing B2B dos Estados Unidos entendem que mídias sociais causam impacto positivo em SEO. Somente 1% diz o contrário.

O conteúdo em redes sociais é útil, portanto, para SEO. No entanto, é preciso observar as relações empresariais entre as plataformas existentes.

  • Facebook, a rede social mais popular do mundo, é rival do Google, que impera entre os sites de buscas. Por isso, curtidas ajudam no ranking somente do Bing, o concorrente do Google.
  • A quantidade de +1 recebidos via Google+, esta sim, ajuda a obter melhor posição nos resultados do Google. Um +1 é similar a uma curtida no Facebook.
  • O Twitter, que ocupa uma posição neutra na briga entre gigantes, ajuda a indexar conteúdo mais rapidamente.

Fonte
Acesse a página (em inglês) do Fat The Creatives, fonte dos dados utilizados desta matéria.∞

Métricas de Mídias Sociais, Content e Inbound Marketing | Master Class | 9 de dezembro | São Paulo Saiba mais
Content Marketing Brasil: conteúdo incrível, online e gratuito! Inscreva-se