Cassio Politi

Cassio Politi é fundador da Tracto e especialista em content marketing ou, na versão aportuguesada do termo, marketing de conteúdo. É também diretor de marketing do Comunique-se.

Em 2016, foi palestrante do Content Marketing World, o mais importante evento da área, que recebe anualmente em Cleveland, nos Estados Unidos, mais 3.500 participantes de 50 países.

No mesmo ano, foi eleito pela ferramenta de monitoramento de redes sociais Traackr, dos Estados Unidos, o 9º mais influente profissional da América Latina em content marketing. Aparece também na lista dos 50 mais influentes do mundo neste tema publicada pelo site americano Top Blogger. E após cinco participações seguidas no Content Marketing World, passou a figurar no Hall da Fama do evento.

Foi eleito em 2015 o profissional de content marketing do ano em votação popular do evento internacional Digitalks.

É, desde 2014, membro do júri do Content Marketing Awards, o principal prêmio do content marketing no mundo. Foi o primeiro sul-americano — e, por enquanto, o único — a fazer parte desse seleto grupo.

É autor do livro “Content Marketing – o Conteúdo que Gera Resultados“, lançado em 2013. É o primeiro livro em português sobre o tema.

É consultor de empresas brasileiras e multinacionais para a formulação de estratégias de comunicação. Como consultor ou instrutor, prestou ou presta serviço para grandes empresas, como Petrobras, Scup, Elanco, Thomson Reuters, Câmara dos Deputados, O Boticário, Sescoop, Asics e outras. Atendeu, ainda, prefeituras, governos estaduais e empresas públicas diversas. No trabalho de desenvolvimento de personas ou de consultoria de content marketing, já viajou para dezenas de estados brasileiros, países da América do Sul e América Central e Estados Unidos — na maior parte das vezes, para entrevistar clientes de seus clientes e, assim, ajudar a construir um plano de comunicação sólido.

Trajetória
Jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero e MBA em Marketing pela ESPM, ambas de São Paulo, atua com conteúdo desde 1998. Trabalhou como repórter ou editor em empresas como Bandeirantes, Transamérica, Zip.Net, UOL, Portal Imprensa e Comunique-se. Em 2001, criou uma empresa especializada em cursos na área de comunicação. Começou, assim, a ministrar cursos livres de jornalismo online. Em 2004, essa empresa foi incorporada pelo Comunique-se, criando assim a Escola de Comunicação, que dirigiu por mais de sete anos. No mandato de 2007-2008, foi ombudsman do Portal Comunique-se.

Desde 2001, ministrou aulas por Revista Imprensa, Comunique-se e Tracto sobre Jornalismo Online, Videorreportagem, Gestão, Content Marketing e Mensuração de Resultados. Nessa atividade, atuou em 25 estados brasileiros.

Em 2011, entre sua saída do Comunique-se e fundação da Tracto, foi por um breve período gestor de Marketing e Negócios Digitais da Iguana Sports, empresa especializada em organização de corridas de rua e publicações para praticantes desse esporte.

No final de 2011, finalmente voltou à condição de gestor da própria empresa, especializando-se em content marketing. Fez uma intensa imersão nesse método, até então pouco difundido no Brasil. Frequentou cursos e seminários (presenciais e online) nos Estados Unidos. Foi, assim, o primeiro brasileiro a participar do Content Marketing World, principal evento sobre o tema no mundo, realizado anualmente no estado americano de Ohio.

Firmou em 2013 uma parceria entre Tracto e Content Marketing Institute, principal instituição relacionada ao tema no mundo e organizadora do Content Marketing World.

Criou também em 2013 o Content Marketing Brasil,  evento inicialmente presencial de caráter nacional, e depois online de caráter internacional, em que entrevista os maiores especialistas do Brasil e do mundo em content marketing.

Ao lado de André Rosa, seu amigo e colega de empreitadas desde 2001, realizou mais de dez pesquisas pela Tracto, que geraram relatórios relevantes e e-books. E criou o podcast Content Marketing Brasil.

Em 2017, retornou ao Comunique-se para assumir a direção do marketing, acumulando essa atividade com as relacionadas à Tracto.

Paixões
Se quiser conversar por horas e horas com Cassio Politi, fale de esportes — em especial, corrida de rua. Desde 2009, completou mais de 30 meias maratonas e quatro maratonas — Chicago, Rio de Janeiro, Disney e Santiago. Anteriormente, jogou hóquei sobre patins na adolescência e hóquei sobre grama da faculdade até começar a ser escalado no time de veteranos. Como atleta, colecionou mais amigos do que títulos. E hoje vive lutando com a balança.

Contatos
Converse diretamente com Cassio Politi por e-mail ou redes sociais: