Quem documenta a estratégia distribui melhor o conteúdo [podcast]

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Agências de comunicação que documentam as estratégias de seus clientes utilizam mais canais de distribuição de conteúdo. Esta foi uma das conclusões a que chegou a pesquisa que realizamos aqui, na Tracto, com 201 agências que coloquialmente chamamos de assessorias. Na semana retrasada, já havíamos dito que assessoria de imprensa não é mais a principal atividade dessas empresas.

Nesta edição #13 do Podcast Content Marketing Brasil, que você ouve abaixo, abordamos os benefícios que a documentação da estratégia é capaz de gerar.

Um dado que causa surpresa positiva é este: apenas 11% das empresas faz conteúdo sem ter uma estratégia documentada.

Documentação de estratégia de conteúdo em agências de assessoria  brasileiras 2015

Entre as agências que não documentam estratégia, menos de 1% usa mais de três táticas para distribuir conteúdo. Entre as que documentam estratégia de uma parcela dos clientes, 27% usam mais de três táticas. Entre aquelas que documentam o plano de todos os seus clientes, o índice é de 42%.

A pesquisa está disponível para download gratuito.

Webinars
Outro tema do podcast diz respeito a webinars. Encontramos uma compilação do site Buzzsumo, que apresenta recomendações de especialistas a quem pretenda fazer webinars. Discordamos (muito) de algumas delas. Por exemplo, um dos tópicos recomenda que o apresentador faça um show, exagerando na performance. Entendemos que, em vez disso, o apresentador deva ser natural e fiel ao seu estilo.

Outra dica que questionamos é esta: “envie lembretes alguns dias antes”. Nós recomendaríamos enviar lembretes algumas horas — ou minutos — antes do início do webinar.

Mobile no Google
Extraímos um artigo importante do Kapost: o Google vai valorizar conteúdo adaptado para dispositivos móveis. Ou seja, empresas que fizerem sites responsivos, com conteúdo pensado para mobile, tendem a ganhar relevância nos resultados de buscas na internet.

Órgãos Públicos
Começamos um trabalho de estudo profundo de comunicação digital em órgãos públicos. A primeira conclusão: a premissa para empresas do setor público é a mesma de content marketing: as instituições precisam se enxergar como empresas de mídia. Devem parar de pensar em divulgar releases ou agenda dos governantes e passar a ser úteis para a população. Ouvimos Renato Salles, diretor da FSB em Brasília, sobre a atuação das agências de comunicação em instituições públicas. Ele disse:

“O interesse das agências não é desenvolver atividade operacional, mas contribuir estrategicamente para a comunicação dos clientes. As empresas públicas ou privadas já têm demanda muito forte de comunicação por causa da preocupação de cuidar de sua imagem e de atender seus públicos.”

Nas próximas semanas, abordaremos regularmente temas relacionados a instituições públicas.

Como ouvir
Ouça o Podcast Content Marketing Brasil em seu smartphone ou tablet. Clique sobre os aplicativos abaixo para obter mais informações.∞

Sobre os autores
André Rosa e Cassio Politi são grandes amigos e constituem a espinha dorsal do conteúdo da Tracto. Divergem em quase todos os pontos de vista – e se divertem com isso. Só convergem na escolha do restaurante: comida japonesa, pizza ou uma boa churrascada são as escolhas conjuntas mais frequentes.

Ambos se formaram em Jornalismo na Faculdade Cásper Líbero no final dos anos 90 e foram estagiários do jornal A Gazeta Esportiva no mesmo período. Mas tiveram contato apenas superficial naquela época. Em 2003, uniram forças nos cursos livres da Revista Imprensa. De lá, migraram juntos para o Comunique-se, onde comandaram a Escola de Comunicação, e depois vieram para a Tracto. Já ministraram cursos em 25 estados brasileiros.

André é professor universitário e doutorando em Comunicação pela Metodista. Cassio é autor do livro Content Marketing - O Conteúdo que Gera Resultados e é o único jurado brasileiro do Content Marketing Awards, principal prêmio do mundo relacionado a essa atividade. Desde 2012, conduzem juntos webinars da Tracto. Em 2015, passaram a fazer juntos o Podcast Content Marketing.

André Rosa
Twitter: @andremarmota.
Veja seus artigos na Tracto.
Cassio Politi
Twitter: @tractoBR.
Veja seus artigos na Tracto.

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