Qualidades pessoais são mais importantes do que habilidades técnicas

Uma pesquisa com 500 líderes de empresas nas áreas de comunicação e tecnologia concluiu que qualidades pessoais são mais importantes do que habilidades técnicas. Intitulado Tomorrow’s Most Wanted (Os Mais Desejados do Amanhã, em português), o estudo foi conduzido pela Hyper Island durante três meses em 2013.

Qualidade pessoal ― como personalidade, criatividade, mente aberta, capacidade de solucionar problemas e geração de ideias ― são os atributos mais importantes de um colaborador na avaliação de 78% dos líderes.

Em segundo lugar, aparece o alinhamento do perfil do colaborador à cultura corporativa da empresa (53%). Habilidades técnicas vêm apenas na terceira posição (39%).

O gráfico abaixo apresenta o resultado em âmbito global e em outros cinco países pesquisados.

Os Mais Desejados do Amanha - em portugues

Johanna Frelin, CEO of Hyper Island, analisou o resultado da seguinte forma:

“O desenvolvimento da tecnologia é hoje muito rápido e não há sinais de que vá desacelerar. Então, habilidades se tornam obsoletas em pouco tempo. Mas a forma como você trabalha, a capacidade de se liderar e de ser um membro eficaz de uma equipe é que farão você ser contratável por um longo período. Uma personalidade curiosa é capaz de desaprender e reaprender de acordo com os novos ambientes e realidades”.

O estudo pode ser acessado pela página da Hyper Island (em inglês).∞