Qual rede social é mais usada no mundo?

A segunda edição de 2012 do Mapa Mundial das Redes Sociais foi publicada no dia 31 de dezembro pelo seu autor, o italiano Vincenzo Consenza. O estudo é publicado semestralmente, sempre em junho e dezembro. A resposta à pergunta do título: o Facebook é o mais usado do mundo.

A observação feita por Vicenzo indica domínio cada vez mais expressivo de poucas e volumosas redes sociais:

“O mapa dos líderes das redes sociais nas nações do mundo se torna cada vez menos colorido: as redes dominantes diminuíram, ampliando a própria vantagem sobre os concorrentes. Em 2009, eram 17 redes sociais líderes nos países, agora são somente cinco.”

Como mostra o mapa abaixo, o Facebook lidera na maior parte dos países. Brasil, inclusive. Tem cerca de 1 bilhão de usuários, dos quais 584 milhões se conectam diariamente. O crescimento se deve em grande parte à popularização dessa rede social na Ásia.

Mapa Mundial das Redes Sociais - dezembro 2012

É também na Ásia que estão as redes sociais que superam localmente a marca criada por Mark Zuckerberg. A exceção é a África, onde muitos países não têm presença significativa em nenhuma rede.

Até a edição de junho de 2012, Vincenzo utilizava duas ferramentas: Alexa e Google Trends. No entanto, o Google suspendeu esse serviço, o que obrigou o autor a se basear exclusivamente no Alexa. O italiano pontuou, ainda, que terá cada vez mais dificuldade para fazer o mapa porque faltam dados sobre novas redes sociais, como o Google+, bem como sobre os dispositivos móveis, cada vez mais populares.

A imagem abaixo é animada e mostra a evolução do mapa desde 2009, quando Vincenzo começou a publicá-lo. Perceba que no Brasil, inicialmente, o Orkut liderou até a metade de 2011.∞

Mapa Mundial das Redes Sociais - dezembro 2012 - evolução desde 2009