Qual o tamanho ideal de um post? E de um tuíte? Estudos respondem.

Buscar padrões para tamanhos de textos é um risco. Afinal, todo texto deve ter o tamanho que ele merece, como já explicou André Rosa, aqui mesmo, na Tracto.

No entanto, há estudos que apontam o efeito que um texto, vídeo ou áudio provoca. O Orbit Media compilou os dados, que reproduzimos na tabela abaixo.

Tamanho ideal para diversos formatos

Os dados têm base técnica. Por exemplo, para matérias em blogs ou sites, textos maiores tendem a se posicionar melhor nos resultados de busca do Google. Foi a essa conclusão que chegou o SerpIQ.

140603 SerpIQ

O resultado bate com um estudo do blog Moz, que concluiu que textos maiores recebem mais links ― o que contribui para ganhar relevância nas buscas orgânicas do Google.

Assunto do e-mail
O serviço de disparo de e-mails MailChimp publicou em seu blog que e-mails com o campo assunto redigido em até 50 caracteres têm melhor taxa de abertura e de cliques.

140603 Abertura de e-mails MailChimp

Fluxo da leitura
O layout da página influencia. O ideal é que cada linha do texto contenha até 12 palavras. Segundo o Web Style Guide, linhas mais longas do que esse limite exigem esforço redobrado do olho humano. Por razão similar, o leitor de web escaneia a página com os olhos. Por isso, é recomendável quebrar o texto em parágrafos de até quatro linhas.

Redes sociais
Imagens são as campeãs do Facebook. O tamanho do post tem menor influência, mas tem. Quanto menor o texto, mais curtidas e comentários.

140603 Facebook

No Twitter, textos menores não necessariamente funcionam melhor. Um levantamento do Dan Zarrella mostra que tuítes de 120 a 130 caracteres têm mais chance de ser retuitados.

140623 tamanho ideal de post no Facebook

Vídeo e áudio
O Reel SEO analisou a duração dos top-50 vídeos do YouTube. A média foi de 2 minutos e 54 segundos. Numa experiência parecida, o TopRank Blog testou os 10 mais populares podcasts de negócios. A duração média foi de 22 minutos.∞