Qual o seu nível de QI?

Não, é claro que não estamos nos referindo aqui ao quociente de inteligência. Mas, sim, ao seu grau de competência, confiabilidade e relacionamento, que é o que leva as pessoas a indicarem você, o seu trabalho e a sua empresa. Deixe-me explicar melhor…

Você não precisa ser grande, mas sua rede de relacionamentos sim. Quanto maior, melhor. Não é preciso dominar uma série de atividades, mas é indispensável conhecer e saber quem indicar para cada necessidade de trabalho que o seu cliente pode ter. Mais importante do que saber fazer é conhecer quem saiba. Pois certamente seu cliente ficará satisfeito por ter tido um bom serviço prestado devido à sua indicação e, com isso, confiará cada vez mais no seu trabalho. E saberá que, além de fazer bem aquilo que você domina, poderá contar com a sua ajuda sempre que precisar.

Ao ter domínio sobre o que faz e ter uma rede de relacionamentos e parcerias de trabalho complementares ao seu, é possível ofertar tudo o que uma grande empresa oferece sem precisar ser grande, sem ter o ônus e a responsabilidade de manter uma grande estrutura ou até mesmo uma grande equipe de trabalho. Você pode ser grande. Aliás, você pode ser imenso! E ainda assim ser ponderado e ter os pés no chão.

As pessoas precisam investir mais em relacionamento. E investir aqui se refere a tempo, não a dinheiro. É preciso manter seus contatos ativos, trocar cartões de visita sempre que possível, saber por onde andam e o que fazem profissionalmente seus ex-colegas de escola, faculdade, curso de idiomas, esportes, aula de música, enfim, seus conhecidos em geral.

Essa é a melhor vitrine, a melhor forma de captar novos clientes. Chegar a uma reunião de prospecção indicado por alguém de confiança da empresa já é meio caminho andado para fechar um novo job ou contrato de trabalho. É claro que, daí por diante, cabe a você conquistar e fidelizar o cliente, mas é importante ter em mente que uma rede de bons relacionamentos pode ser a chave para abrir inúmeras portas à sua frente.


Cristina Rispoli d'Azevedo é jornalista pós-graduada em Gestão Estratégica da Comunicação e sócia-diretora da R&A Comunicação, de Porto Alegre.