Qual a melhor rede social para a minha empresa?

Se alguém responder essa pergunta de forma definitiva, apontando essa ou aquela rede social como a melhor para toda empresa, desconfie. Afinal, as necessidades de cada negócio são específicas.

No entanto, é possível indicar as plataformas mais adequadas para cada empresa. Para isso, nos baseamos no infográfico criado pela Infographics em parceria com a Edge Media, ambas com sede em Singapura e atuação em diversos países.

Quebramos o infográfico em pedaços para tornar este texto mais didático. E acrescentamos algumas informações e análises próprias.

1. Tipo de mídia
Cada rede social comporta determinados formatos. Twitter, por exemplo, abriga muito bem texto e foto, mas peca nos vídeos. É justamente o oposto do YouTube. O gráfico abaixo aponta quais plataformas trabalham com quatro tipos de mídia: foto, vídeo, artigo (extenso) e texto (curto).

Qual a melhor rede social para a minha empresa 1

Talvez more aí a explicação para a grande popularidade do Facebook. Ele agrega todas as opções. E é por esse mesmo caminho que tenta seguir o Google+.

2. Benefícios
Que resultados você espera? A imagem a seguir analisa a eficiência de cada rede para quatro objetivos:

  • SEO, que é o bom posicionamento da marca nos resultados de buscas orgânicas do Google (destacado em azul).
  • Geração do tráfego para o site (verde).
  • Exposição da marca (amarelo).
  • Interação / engajamento do consumidor (vermelho).

Qual a melhor rede social para a minha empresa 2

Perceba que nenhuma plataforma é completa. É por isso que a maioria das empresas utiliza uma variedade de táticas.

3. Audiência
Não há dúvida de que o Facebook é a maior rede social do mundo hoje. A discussão gira em torno dos critérios adotados para as demais. Principalmente o Google+, que contabiliza usuários, por exemplo, do seu serviço de e-mail do Google, o Gmail.

Para não esbarrar nessa interminável discussão, o estudo não fala em números absolutos, mas em alcance potencial. Assim, a ordem apresentada parece mais compatível com a percepção coletiva. Atrás da rede de Zuckerberg, vêm YouTube, Twitter, Google+, Linkedin e Instagram.

Qual a melhor rede social para a minha empresa 3

4. Faixas etárias
Qual a faixa etária do seu público-alvo? Responda essa pergunta e, então, localize-a no gráfico abaixo. Perceba que há uma razoável oscilação entre as redes.

Qual a melhor rede social para a minha empresa 4

5. Habilidades
A figura parece confusa, mas não é. Atenha-se a uma única rede social e siga a linha correspondente para saber quais habilidades são requeridas. As opções são: redação, design gráfico, percepção de tendências, produção de vídeo e produção de foto.

Qual a melhor rede social para a minha empresa 5

Veja abaixo o infográfico completo. Clique sobre ele para ampliá-lo.∞

Qual a melhor rede social para a minha empresa - infográfico