Qual a diferença entre os diversos tipos de personas?

A versão em língua inglesa da Wikipédia define assim:

“Em design e marketing centrados no usuário, personas são personagens fictícios criados para representar os diferentes tipos de usuários de site, marca ou produto. Os profissionais de marketing podem usar personas, juntamente com a segmentação do mercado, onde as personas qualitativas são construídas para representar segmentos específicos. O termo persona é amplamente usado em aplicações on-line e tecnologia, bem como na publicidade”

Perceba que a definição é abrangente. Por isso, é natural que haja aplicações diferentes para esse conceito. Eis algumas definições comumente usadas por profissionais de content marketing:

Buyer persona
É a aplicação mais frequente em content marketing. Consiste em criar um personagem que represente o público-alvo. É desenvolvido principalmente por meio de entrevistas com clientes e potenciais clientes. Faz uso, ainda, de dados secundários, como banco de dados de clientes, analytics, redes sociais e outros. O objetivo é compreender comportamentos e preferências do público em suas decisões de compra.

Proto Persona
É parecida com a buyer persona em um aspecto: busca representar o público-alvo. Mas não é baseada em entrevistas nem em dados, e sim em sessões de brainstorming realizadas dentro da própria empresa. O objetivo é enxergar a marca pela ótica do público-alvo.

Brand persona
Enquanto a buyer persona tem foco nas características do cliente, a brand persona é a representação da marca. Em outras palavras, se a marca fosse uma pessoa, quais características humanas ela teria? O objetivo dessa técnica, que no Brasil é bem mais difundida que as demais, é relacionar-se de forma mais estreita com o público-alvo.∞

Cassio Politi é fundador da Tracto e do All Metrics. Foi em 2016 palestrante do Content Marketing World, o principal evento do tema no mundo, em Cleveland, nos Estados Unidos. Nesse mesmo ano, foi apontado pela Traackr como o 9º mais influente profissional de marketing de conteúdo da América Latina. E aparece na lista dos 50 mais influentes do mundo publicada pelo Top Blogger.

Foi eleito o profissional de content marketing do ano pela Digitalks em 2015. É desde 2014 o único sul-americano a compor o seleto júri do Content Marketing Awards. É autor do livro Content Marketing - O Conteúdo que Gera Resultados, publicado em 2013. Presta consultoria para grandes empresas brasileiras e multinacionais. Já conduziu palestras, treinamentos in company e cursos abertos em 25 estados.

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Crédito da imagem associada a esta matéria: cortesia do FreeDigitalPhotos.net

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