Qual a diferença entre influenciador e advogado de marca?

Influenciadores e advogados de marca são importantes para empresas que busquem influenciar grupos de pessoas, especialmente em ambientes digitais como redes sociais. Mas há diferença entre eles, conforme apresentou Felipe Thomé, CEO e co-fundador da Vocatu, startup especializada em marketing de defensores, em webinar realizado no dia 21 em parceria com a Tracto.

Eis a diferença:

  • Influenciador é alguém que, por meio de sua marca pessoal ou profissional, tem um grande número de seguidores ou audiência em seu blog e redes sociais — como Facebook, Twitter, Youtube e Instagram.
  • Defensor de Marca é alguém apaixonado por um produto ou serviço, engajado com a marca, que a recomenda aos amigos, defende dos detratores e ajuda a espalhar a mensagem.

De acordo com a Forrester Research Inc., 18% das pessoas confiam em influenciadores enquanto 92% confiam em advogados de marca.

Influenciadores são definidos pelas seguintes características:

  • Tamanho da audiência.
  • Crescimento da audiência.
  • Relação de curto prazo com a marca.
  • Expectativa de recompensa financeira.

Já os defensores de marca são definidos por:

  • Propensão a recomendar a marca.
  • Disposição para ajudar amigos.
  • Relação de longo prazo com a marca.
  • Paixão pela marca.

Apresentação
Os slides da apresentação de Felipe Thomé estão disponíveis para consulta abaixo ou para download no canal da Tracto no SlideShare.∞

Métricas de Mídias Sociais, Content e Inbound Marketing | Master Class | 9 de dezembro | São Paulo Saiba mais
Content Marketing Brasil: conteúdo incrível, online e gratuito! Inscreva-se