Qual a diferença entre e Webinar e Hangouts?

Eventos online são a segunda mais eficaz tática de content marketing, de acordo com o Content Marketing Institute. Isso inclui todo tipo de apresentação online. As mais comuns são webinars, mas desde maio de 2013, quando foi lançado, o Hangouts —serviço de mensagens instantâenas e videoconferência do Google — tem sido usado para a mesma finalidade.

Afinal, webinar e Hangouts são a mesma coisa?
Em princípio, sim. Em ambos os casos, um apresentador exibe slides acompanhado de canais de áudio e, opcionalmente, de vídeo.

Cada qual tem a sua vantagem, mas, para transmitir uma palestra cujo propósito é entregar conteúdo, uma ferramenta específica de webinar funciona muito melhor — Webex, GoToWebinar e Connect são alguns exemplos . O site Top Ten Reviews faz uma boa análise (em inglês) das melhores plataformas.

Estas são as vantagens dos serviços pagos de webinar:

  1. A qualidade do áudio e do vídeo é infinitamente melhor do que no Hangouts. Claro, há variação entre uma plataforma e outra, mas nada tão instável quanto a plataforma do Google.
  2. Em muitos desses serviços, você pode escolher o nível de privacidade do chat. Isso significa que nem todo usuário verá o que os outros postam em texto, evitando, assim, conversas paralelas e, em muitos casos, pequenos motins.
  3. Você não é obrigado a usar vídeo. Vídeos de pessoas em escritórios têm grande chance de ficar toscos. Afinal, nossa principal referência é a TV e o cinema, que capricham nesse aspecto.
  4. Você pode exigir que os participantes se cadastrem, fomentando seu mailing, e, se for o caso, que utilizem login e senha.

O Google Hangouts, por sua vez, tem as seguintes vantagens:

  1. É gratuito, o que pode fazer diferença para pequenos negócios ou, no outro extremo, para empresas que precisam de agilidade muitas vezes prejudicada pela necessidade de contratar um serviço online.
  2. Além de ser uma plataforma popular, não exige que o participante instale nenhum plugin.
  3. Tem conexão muito fácil e ágil com redes sociais.
  4. Tem plena integração com YouTube, a principal plataforma de vídeo.

Minha sugestão
Para clientes, costumo recomendar plataformas pagas de webinar para apresentações organizadas, em formato de palestra ou aula. E recomendo Hangouts para debates menos estruturados, em que duas ou mais pessoas vão debater um determinado assunto. Mas perceba que esta é apenas uma preferência, e não uma regra.

Minha sugestão
Abordei este e outros temas no webinar gratuito “Como Fazer Webinars em Sua Empresa”, nesta terça (13). Veja abaixo os slides e inscreva-se em outros webinars gratuitos que realizamos com frequência na Tracto.∞


Cassio Politi é fundador da Tracto e do All Metrics. Foi em 2016 palestrante do Content Marketing World, o principal evento do tema no mundo, em Cleveland, nos Estados Unidos. Nesse mesmo ano, foi apontado pela Traackr como o 9º mais influente profissional de marketing de conteúdo da América Latina. E aparece na lista dos 50 mais influentes do mundo publicada pelo Top Blogger.

Foi eleito o profissional de content marketing do ano pela Digitalks em 2015. É desde 2014 o único sul-americano a compor o seleto júri do Content Marketing Awards. É autor do livro Content Marketing - O Conteúdo que Gera Resultados, publicado em 2013. Presta consultoria para grandes empresas brasileiras e multinacionais. Já conduziu palestras, treinamentos in company e cursos abertos em 25 estados.

→ Siga no Twitter: @tractoBR.
→ Leia os artigos de Cassio Politi na Tracto.
→ Veja o perfil completo de Cassio Politi.

Métricas de Mídias Sociais, Content e Inbound Marketing | Master Class | 9 de dezembro | São Paulo Saiba mais
Content Marketing Brasil: conteúdo incrível, online e gratuito! Inscreva-se