Quais métricas realmente importam para os CEOs de empresas B2B?

Profissionais de comunicação têm historicamente uma dificuldade em comprovar a geração de resultados de seus esforços de comunicação. Num passado não muito distante, a justificativa era compreensível. Como mensurar o impacto de vendas no varejo provocado pelas reportagens que a assessoria de imprensa conseguiu emplacar na mídia? Já se tentou de tudo e nenhuma técnica foi lá muito eficaz.

Atualmente, é bem diferente. Os meios online permitem a mensuração de cada ação. Especialmente em B2B e e-commerce, em que é possível analisar o impacto direto em vendas, não há razão para as equipes de content marketing não mensurarem o retorno sobre cada centavo investido.

Nesse contexto, Brian Carroll, colunista do B2B Round Table Blog, diretor executivo de Pesquisas Aplicadas na MECLABS e CEO da divisão InTouch dentro da mesma empresa, listou cinco perguntas-chave que CEO de empresas B2B fazem. Todo profissional de content marketing precisa estar pronto para respondê-las:

  • Qual o efeito dos investimentos em marketing sobre a produtividade de vendas no funil e nas vendas?
  • O que o marketing pode fazer para reduzir a taxa de receitas versus despesas das atividades de marketing e vendas?
  • Quanto estou investindo e quanto estou obtendo de volta? A diferença entre esses dois números é normalmente apresentada em percentual.
  • Quanto da receita pode ser diretamente atribuído aos leads vindos do marketing (por exemplo, o programa de geração de lead num período específico)?
  • Qual o custo total do programa de geração de lead num período específico?
  • What is the total cost of your lead generation program during a specific time period?
    • Remuneração total da equipe de marketing
    • Fornecedores e prestadores de serviço
    • Custos e materiais∞
Cassio Politi é fundador da Tracto e do All Metrics. Foi em 2016 palestrante do Content Marketing World, o principal evento do tema no mundo, em Cleveland, nos Estados Unidos. Nesse mesmo ano, foi apontado pela Traackr como o 9º mais influente profissional de marketing de conteúdo da América Latina. E aparece na lista dos 50 mais influentes do mundo publicada pelo Top Blogger.

Foi eleito o profissional de content marketing do ano pela Digitalks em 2015. É desde 2014 o único sul-americano a compor o seleto júri do Content Marketing Awards. É autor do livro Content Marketing - O Conteúdo que Gera Resultados, publicado em 2013. Presta consultoria para grandes empresas brasileiras e multinacionais. Já conduziu palestras, treinamentos in company e cursos abertos em 25 estados.

→ Siga no Twitter: @tractoBR.
→ Leia os artigos de Cassio Politi na Tracto.
→ Veja o perfil completo de Cassio Politi.

Crédito da imagem associada a esta matéria: cortesia do FreeDigitalPhotos.net

Métricas de Mídias Sociais, Content e Inbound Marketing | Master Class | 9 de dezembro | São Paulo Saiba mais
Content Marketing Brasil: conteúdo incrível, online e gratuito! Inscreva-se