Por que documentar a estratégia de conteúdo é tão importante?

Joe Pulizzi - Columbus 2012

Joe Pulizzi

Joe Pulizzi é o papa do content marketing. É fundador do Content Marketing Institute (CMI) e autor de alguns dos principais livros sobre o tema. Organiza e apresenta anualmente o Content Marketing World, evento que em 2013 reuniu 1.800 profissionais de 40 países em sua cidade, Cleveland, no estado americano de Ohio.

Gravei uma entrevista com Joe por Skype em novembro deste ano. Publicarei nas próximas semanas trechos dessa conversa, formando uma série. Cada parte é focada num aspecto específico de content marketing. Você pode acompanhar por texto ou em vídeo legendado (veja abaixo).

Nesta primeira conversa, o tema é a documentação da estratégia de conteúdo. Pesquisas feitas pelo CMI nos Estados Unidos e pela Tracto no Brasil mostram que empresas que criam um documento atribuem maior sucesso ao método de content marketing do que aquelas que não fazem qualquer tipo de registro.

Perguntei ao Joe o porquê disso. Eis a resposta dele:

“Não sei exatamente por que a maioria das empresas não tem uma estratégia quando adotam content marketing. Acredito que se deva ao fato de content marketing ser algo novo para elas, apesar de já existir há centenas de anos.

Nós não fomos preparados para atuar como publishers. Somos bons em implantar programas de marketing diversos, mas não pensamos em como vamos criar conteúdo sabendo qual a estratégia que está por trás disso.

Mas documentar é algo simples. Não importa que esteja escrito num guardanapo, apenas responda: quem é o seu público-alvo. Seja bem específico, pois você não precisa falar necessariamente sobre clientes.

Existem diversos tipos de público para conteúdo. Depende do que você está tentando fazer. Qual o nicho do seu conteúdo? Em que área você pode realmente liderar como um expert? Daí, então, você responde: qual canais de comunicação fazem mais sentido?

Muitas vezes, as empresas pulam essa etapa e dizem: “preciso de conteúdo para meu blog, site ou Facebook”. Ao fazer isso, pula-se uma etapa importante, que é dizer como elas vão contar a história, qual o tom do discurso, como adequá-las ao canal, quais métricas serão usadas, como mensurar os resultados.

Honestamente, não sei exatamente por que muitas empresas não documentam suas estratégias, mas o que posso dizer com toda a certeza é que, se você tiver uma estratégia básica, estará no caminho certo para ter sucesso em content marketing.

Enfim, antes de criar qualquer novo conteúdo, pare por um segundo e construa pelo menos um plano para o seu programa de content marketing.”

Acompanhe abaixo a conversa, gravada por Skype.∞

Cassio Politi é fundador da Tracto e do All Metrics. Foi em 2016 palestrante do Content Marketing World, o principal evento do tema no mundo, em Cleveland, nos Estados Unidos. Nesse mesmo ano, foi apontado pela Traackr como o 9º mais influente profissional de marketing de conteúdo da América Latina. E aparece na lista dos 50 mais influentes do mundo publicada pelo Top Blogger.

Foi eleito o profissional de content marketing do ano pela Digitalks em 2015. É desde 2014 o único sul-americano a compor o seleto júri do Content Marketing Awards. É autor do livro Content Marketing - O Conteúdo que Gera Resultados, publicado em 2013. Presta consultoria para grandes empresas brasileiras e multinacionais. Já conduziu palestras, treinamentos in company e cursos abertos em 25 estados.

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