Por que aprender HTML5?

É cada vez mais frequente a pergunta sobre a necessidade de jornalistas terem conhecimento técnico para trabalhar em web. Posso responder com convicção: é muito importante.

É claro que um bom jornalista consegue exercer sua profissão sem qualquer conhecimento técnico. Mas especificamente o profissional de uma agência de content marketing, que tem verbas comparáveis à de assessorias de comunicação corporativa, é cobrado por fazer uma entrega de conteúdo muito além do texto bem escrito. Precisa distribuir conteúdo por mais e mais plataformas, que vão do mobile à webinar, e isso exige um quê de ecletismo.

A boa notícia: as ferramentas estão cada vez mais simples e acessíveis. A má notícia: não basta um colega disposto a dar dicas. É preciso buscar conhecimento em livros, cursos ou ambos. E, ainda, prestar atenção às grandes tendências. A bola da vez é HTML5, como expliquei outro dia no site da Tracto.

Uma pesquisa do Tererik/Kendo UI ouviu 4.043 desenvolvedores de web. O resultado: 82% entendem que HTML5 será importante nos próximos 12 meses.

De cada 100 entrevistados, 62 já estão trabalhando com a linguagem, 31 planejam começar a usar e só seis não pretendem usar em 2012. Mas essa meia dúzia acredita que HTML5 vá ser importante entre 12 e 24 meses. Os respondentes do estudo entendem que HTML5 é atraente por causa da familiaridade com outras linguagens.

Se perguntasse que outra habilidade o profissional de content marketing precisa ter, eu responderia: o domínio da inglesa. Mas domínio mesmo: ler, ouvir, escrever, falar, contextualizar. Mas este é um tema para outro post.∞

Cassio Politi é fundador da Tracto e do All Metrics. Foi em 2016 palestrante do Content Marketing World, o principal evento do tema no mundo, em Cleveland, nos Estados Unidos. Nesse mesmo ano, foi apontado pela Traackr como o 9º mais influente profissional de marketing de conteúdo da América Latina. E aparece na lista dos 50 mais influentes do mundo publicada pelo Top Blogger.

Foi eleito o profissional de content marketing do ano pela Digitalks em 2015. É desde 2014 o único sul-americano a compor o seleto júri do Content Marketing Awards. É autor do livro Content Marketing - O Conteúdo que Gera Resultados, publicado em 2013. Presta consultoria para grandes empresas brasileiras e multinacionais. Já conduziu palestras, treinamentos in company e cursos abertos em 25 estados.

→ Siga no Twitter: @tractoBR.
→ Leia os artigos de Cassio Politi na Tracto.
→ Veja o perfil completo de Cassio Politi.

 

Métricas de Mídias Sociais, Content e Inbound Marketing | Master Class | 9 de dezembro | São Paulo Saiba mais
Content Marketing Brasil: conteúdo incrível, online e gratuito! Inscreva-se