O uso do Twitter por jornalistas brasileiros 2012

Analisamos 500 perfis de jornalistas e profissionais de comunicação no Twitter. Utilizamos adicionalmente a ferramenta Klout para aferir a influência deles.

O levantamento aponta que atuar de forma segmentada é a maneira pela qual jornalistas ganham relevância no Twitter. O topo da pirâmide é composto por astros da TV, que em alguns casos apresentam programas não-jornalísticos, ou personalidades do Jornalismo que se destacam em outras mídias. Juntos, eles representam menos de 1% dos jornalistas que tuítam. Não servem de parâmetro para a maioria.

A referência, portanto, é o grupo que batizamos de experts. A maioria partiu do nível zero de relevância e conseguiu ganhar destaque em segmentos interessados em iPad, handebol, arte abstrata, meio-ambiente, política regional ou qualquer outro assunto. Apenas dois em cada dez jornalistas atuam assim no Twitter. É dessa maneira que eles abrem vantagem enorme sobre a grande base da pirâmide, que se restringe a falar de amenidades de seu próprio cotidiano.

O download da apresentação pode ser feito gratuitamente pelo formulário ao lado. O infográfico abaixo apresenta as principais conclusões (clique sobre a imagem para vê-la ampliada).


Ficha técnica
:: Autoria da pesquisa: André Rosa e Cassio Politi (Tracto).
:: Amostra: 500 perfis pesquisados.
:: Publicação do relatório de pesquisa: 14/3/2012.
:: Formato do arquivo para download: PDF.

Download gratuito