Dez Crenças do Mercado de Comunicação 2014

Você já deve ter ouvido sentenças do tipo “os impressos estão mortos”. Ou constatações de que assessoria de imprensa vai hoje muito além do contato com jornalistas. Ou você talvez já tenha entrado em discussões sobre a possível derrocada do Facebook.

Afinal, o que pensam os profissionais de comunicação sobre essas crenças? Reunimos dez afirmações e pedimos a 700 profissionais de comunicação que apontassem se concordam com elas ou se discordam delas. Os resultados completos estão no relatório da pesquisa, disponível para download. Eis alguns destaques:

  • Assessoria de imprensa não é mais a principal atividade de comunicação corporativa.
  • Para uma empresa fazer uma boa comunicação, não basta ter uma fan page no Facebook.
  • Blog corporativo é forte em outros países, mas não pegou no Brasil.
  • As mídias sociais não vão substituir os veículos de comunicação.
  • Um assessor de imprensa eficiente faz um trabalho qualitativo em vez de enviar releases por e-mail para uma grande quantidade de jornalistas.
  • Empresas precisam produzir conteúdo útil para seus públicos.
  • Os veículos de comunicação impressos não morreram.

Ficha técnica
:: Autoria da pesquisa: André Rosa e Cassio Politi (Tracto).
:: Amostra: 700 respondentes.
:: Publicação do relatório de 25/2/2014.
:: Formato do arquivo para download: PDF.

Download gratuito