Content Marketing B2B no Brasil 2014

O Content Marketing Institute realiza anualmente nos Estados Unidos e no Canadá uma pesquisa que mostra o estado do content marketing nos mercados desses dois países. Tem sido assim desde 2010.

Em 2013, a pesquisa foi realizada pela primeira vez no mercado brasileiro. A iniciativa é fruto de uma parceria nossa, da Tracto, com o CMI. Foram 1.201 respondentes. Extraímos 523 respostas de empresas B2B e chegamos ao conjunto de 13 conclusões, apresentadas numa série de webinars entre 17 e 19 de dezembro de 2013.

Eis as conclusões do estudo, que você pode acessar gratuitamente preenchendo o formulário ao lado.

  1. 83% dos profissionais de comunicação e marketing B2B do Brasil usam conteúdo para alcançar seus objetivos corporativos.
  2. 49% se consideram eficazes na produção de conteúdo.
  3. Ter um documento que registre a estratégia de conteúdo é fator-chave de sucesso.
  4. Ter um colaborador que supervisione a estratégia de content marketing é outro fator crítico de sucesso.
  5. Das empresas muito eficazes, 76% têm alguém nessa função. Entre as pouco eficazes, só 54% o têm.
  6. Empresas que documentam suas estratégias são capazes de produzir mais conteúdo.
  7. Uma empresa usa, em média, 13 táticas de content marketing.
  8. Redes sociais são a tática mais popular tanto no Brasil quanto na América do Norte.
  9. Vídeo é a tática considerada mais eficaz no Brasil, seguida de redes sociais, evento presencial e artigo.
  10. Facebook é a rede social preferida nas empresas brasileiras.
  11. Aquisição de clientes é o principal objetivo dos brasileiros.
  12. A maioria pretende aumentar investimentos em conteúdo nos próximos 12 meses, sobretudo as muito eficazes.
  13. Design é a função mais terceirizada no Brasil. Redação vem em segundo lugar.Falta de orçamento é o problema mais frequente.

Ficha técnica
:: Autoria da pesquisa: Tracto e Content Marketing Institute.
:: Amostra: 1.201 respondentes.
:: Publicação do relatório de pesquisa: 17/12/2013.
:: Formato do arquivo para download: PDF.

Download gratuito