Parabéns, você acaba de ganhar 500 euros! Só que não.

Usuários alemães do PayPal, um dos mais populares sistemas de pagamento online, receberam na sexta-feira (7) um e-mail informando que haviam sido premiados com o valor de 500 euros.

Eles foram instruídos a fazer login no sistema para resgatar o valor como prêmio de uma promoção. De fato, a empresa está fazendo sorteio desse valor para 10 usuários por dia. Só que a mensagem foi disparada para um número grande de pessoas.

Alguns usuários chegaram a entrar no sistema e não encontraram nenhuma quantia disponível. É o caso de Vidar Andersen, cujo tuíte foi reportado pelo blog americano The Next Web:

Parabéns, você acaba de ganhar 500 euros! Só que não. (1)

Tradução: “Ei, @PayPal,recebi isso em minha caixa de entrada. Quando faço login, não encontro os 500 euros de vocês. O que estou fazendo de errado?”.

Outros usuários pensaram se tratar de phishing ― um tipo de fraude online ―, até que a fan page no Facebook do PayPal da Alemanha confirmou se tratar de um e-mail disparado por engano.∞

Parabéns, você acaba de ganhar 500 euros! Só que não. (2)

Mensagem (em alemão) afirma que o e-mail foi enviado para algumas pessoas por engano. A empresa pede desculpas pelo erro.