Os quatro elementos da identidade da marca devem estar presentes no site da empresa

A identidade de uma marca deve estar presente nos elementos não apenas do conteúdo, mas também do site (ou blog) de uma empresa. Num artigo publicado neste mês no site Kaiser the Sage, o filipino Jason Acidre aponta os quatro elementos centrais de uma marca.

Os 4 elementos da marca no site
Os quatro elementos podem ser definidos assim:

Definição de marca
Uma marca pode ser definida como a ideia ou a imagem para um produto ou serviço específico com os quais os consumidores se conectam ao identificar nome, logo, slogan ou design da empresa.
  • Proposição de valor: é o conjunto de afirmações que expressam as razões pelas quais o consumidor deveria comprar um produto ou serviço seu. Se a oferta tiver foco em necessidades ou desejos, a proposição de valor deve ser muito clara, de modo que o potencial comprador entenda o que ele (ou ela) está prestes a adquirir.
  • Modelo de negócios: é a forma pela qual o site gera receita. Se for por meio de vendas diretas ou publicidade, o modelo de negócios é um elemento que dá forma ao site. Os consumidores talvez não percebam esse aspecto o tempo todo, mas os profissionais de marketing devem ter o modelo de negócios em mente sempre. Isso norteará as estratégias de conteúdo.
  • Personalidade: o site tem um tom mais formal ou mais casual? O design sugere um ambiente mais voltado para negócios ou para o aspecto social? As palavras que você escolher, a maneira como entrega a mensagem, junto com o visual e a percepção do seu site vão, em última análise, ditar a sua própria personalidade.
  • Público-alvo: seus produtos ou serviços foram criados para satisfazer necessidades e desejos. Portanto, a essência da sua marca depende da própria natureza das suas ofertas. Essa natureza é fruto das demandas do mercado. Portanto, as necessidades e desejos do público-alvo são fortemente relacionados a como você empacota a sua marca. Se a marca estiver em evidência, seus produtos serão facilmente lembrados e vão entrar em ressonância com os desejos e necessidades do público. Se a marca estiver apagada, você terá um recall de baixo valor e haverá pouca associação com as demandas do mercado.∞