Os dez mandamentos do content marketing

Quem adota content marketing como forma de atrair audiência e convertê-la em negócios enfrenta pressões de todos os lados. É preciso gerar resultados e, ao mesmo tempo, ser ético com o público e valorizar os autores. É desse turbilhão de necessidades e tentações que vêm os dez mandamentos do content marketing.

1. Produzirás conteúdo útil.
Abrir uma fan page no Facebook e fazer conteúdo raso, limitado a frases feitas e piadinhas é fácil. O desafio é produzir conteúdo relevante, que mantenha uma relação contínua de prestação do serviço para o seu público. Ser útil é o nome do jogo em content marketing.

2. Documentarás as tuas estratégias.
A pesquisa elaborada por nós, da Tracto, em parceria com o Content Marketing Institute em dezembro de 2013 é clara: empresas que documentam suas estratégias têm mais chance de sucesso. Portanto, crie um documento que seja a bússola do seu conteúdo.

3. Adotarás um mix inteligente de táticas.
Você já deve ter ouvido alguém dizer isso: “um blog e redes sociais são suficientes”. Cuidado: o conceito vale para a minoria das empresas. Você precisa estudar o público e escolher assertivamente os canais para se comunicar com ele.

4. Terás foco em Retorno Sobre o Investimento.
Conteúdo que não gere resultados reais é apenas publicação gratuita. Quando digo resultados reais, refiro-me a vendas em empresas privadas ou adesão em órgãos públicos. Unique visitors, views, curtidas, comentários: nada disso tem importância se o objetivo real não for alcançado.

5. Mensurarás teus resultados.
É preciso não apenas gerar os resultados, mas comprová-los. O trabalho de comunicação é muitas vezes subvalorizado por não ser capaz de demonstrar aos gestores do negócio os resultados que tenham conexão direta com os objetivos globais da empresa. Portanto, crie a sua pirâmide de métricas.

6. Não publicarás propaganda disfarçada de conteúdo.
Conteúdo é informação relevante, útil e neutra; propaganda tem fins comerciais. Use ambos para obter resultados reais, mas jamais os misture. O público percebe a artimanha e se sente enganado. Isso arranha ― ou rompe ― a relação das pessoas com a marca.

7. Desenvolverás as tuas personas.
Se você vai produzir conteúdo para um determinado público, crie um personagem que seja representativo desse grupo. Entreviste clientes seus e desenvolva a sua buyer persona. Seu conteúdo ficará muito mais calibrado depois de adotar essa técnica.

8. Serás fiel às paixões e interesses de tua marca.
Que assuntos a sua marca pretende abordar em blog, vídeo, eventos, redes sociais, e-books, podcasts? Seja fiel à história da marca e às paixões dos colaboradores da empresa. É ali que mora o conteúdo mais rico e relevante que você é capaz de produzir.

9. Darás o crédito aos autores.
Você pode usar informações de terceiros. Fazer curadoria de conteúdo, mesclando informações suas e de terceiros. Mas não se esqueça de mencionar os terceiros, apontando links para as suas páginas. Caso contrário, você terá furtado informações em vez de praticar a legitima e saudável curadoria.

10. Respeitarás as regras gramaticais.
Os meios de comunicação online se popularizaram, o que é bom. Com isso, o nível de redação despencou, o que não é tão bom. Erros básicos de gramática e ortografia são tão abundantes que começamos a nos acostumar a eles. Nesse contexto, distingue-se quem escreve bem e corretamente.

Webinar
O conteúdo deste artigo foi apresentado no webinar “Os Dez Mandamentos do Content Marketing”, realizado no dia 17 de fevereiro. Veja abaixo os slides da apresentação, disponíveis para download no SlideShare (http://tracto.me/slideshare).

Cassio Politi é fundador da Tracto e do All Metrics. Foi em 2016 palestrante do Content Marketing World, o principal evento do tema no mundo, em Cleveland, nos Estados Unidos. Nesse mesmo ano, foi apontado pela Traackr como o 9º mais influente profissional de marketing de conteúdo da América Latina. E aparece na lista dos 50 mais influentes do mundo publicada pelo Top Blogger.

Foi eleito o profissional de content marketing do ano pela Digitalks em 2015. É desde 2014 o único sul-americano a compor o seleto júri do Content Marketing Awards. É autor do livro Content Marketing - O Conteúdo que Gera Resultados, publicado em 2013. Presta consultoria para grandes empresas brasileiras e multinacionais. Já conduziu palestras, treinamentos in company e cursos abertos em 25 estados.

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Crédito da imagem associada a esta matéria: cortesia do FreeDigitalPhotos.net

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