Os 4 Ps de marketing são inúteis em content marketing

Faz alguns anos, fiz MBA em Marketing pela ESPM, em São Paulo. Uma das lições mais marcantes veio logo no começo do curso. O Professor Carlos Monteiro nos apresentou de forma estruturada o conceito dos 4 Ps.

Em suma, uma empresa precisa ter preço, praça (distribuição), produto e promoção (comunicação) adequados para ser bem sucedida. Até aí, nenhuma novidade. A parte divertida foi quando a turma começou a elencar outros Ps.

― E os 7 Ps do Marketing de Serviços?
― E os 11 Ps do Marketing Estratégico?

Foi então que o Professor Monteiro se apressou para avançar seu Power Point para um slide que apresentava uma lista de 23 palavras. Todas começavam com a letra P e haviam sido extraídas por ele de algum livro ou artigo sobre marketing por aí. Havia P para todos os gostos: processos, projeção, público-alvo, perspicácia, presença.

Acontece que acrescentar Ps é uma mesmice que não vai resolver o problema de ninguém. Muito menos de quem trabalha com a produção de conteúdo como forma de gerar resultados para a empresa ― estou falando de content marketing.

Em setembro deste ano, participei novamente do Content Marketing World, maior evento sobre o assunto no mundo, realizado desta vez em Cleveland, nos Estados Unidos. Foram quase 20 palestras ou aulas em três dias. Em boa parte delas, a orientação foi a mesma: entenda o seu público antes de despejar conteúdo sobre ele.

Mas o que é, afinal, “entender o público”?

A resposta objetiva para esta pergunta está no desenvolvimento de personas. Você terá de entrevistar clientes, entender como se comportam, o que preferem ler, seus critérios de compra, seus dramas. Entenda-os como seres humanos, e não como números que se dividem em tabelas numéricas de probabilidades.

Afinal, esta ainda é a única maneira de entender por que e como seu público consome seu conteúdo e seu produto ou serviço. Vencida essa etapa, aí, sim, adote o bom e velho conceito dos 4 (ou 23) Ps de Marketing. Acredite, o resultado será melhor.

E não se atreva a dizer que persona seria o 24º P do saudoso Professor Monteiro. Como ele próprio aconselharia, chega de mesmice.∞

Cassio Politi é fundador da Tracto e do All Metrics. Foi em 2016 palestrante do Content Marketing World, o principal evento do tema no mundo, em Cleveland, nos Estados Unidos. Nesse mesmo ano, foi apontado pela Traackr como o 9º mais influente profissional de marketing de conteúdo da América Latina. E aparece na lista dos 50 mais influentes do mundo publicada pelo Top Blogger.

Foi eleito o profissional de content marketing do ano pela Digitalks em 2015. É desde 2014 o único sul-americano a compor o seleto júri do Content Marketing Awards. É autor do livro Content Marketing - O Conteúdo que Gera Resultados, publicado em 2013. Presta consultoria para grandes empresas brasileiras e multinacionais. Já conduziu palestras, treinamentos in company e cursos abertos em 25 estados.

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