O webinar ou a webinar?

Webinar é uma palavra estrangeira. É uma aglutinação de web e seminar. Gramaticamente, tanto faz usar no masculino ou feminino.

Quando começamos a realizar webinars na Tracto, em junho de 2012, usávamos a palavra no feminino. Não sei exatamente o motivo. Arbitrária e inconscientemente, a webinar me parecia soar melhor.

Até que David O’Keefe, presidente da Citrix na América Latina, me alertou: o mercado brasileiro a palavra no masculino. Comecei a prestar mais atenção a como outras empresas se referem a essa modalidade ainda tão escassa no Brasil. De fato, a maioria chama de o webinar. Alguns aportuguesaram o termo para webinário, também masculino.

Com base nesse raciocínio, decidimos trocar o gênero em nosso linguajar. A webinar virou o webinar.∞

Cassio Politi é fundador da Tracto e do All Metrics. Foi em 2016 palestrante do Content Marketing World, o principal evento do tema no mundo, em Cleveland, nos Estados Unidos. Nesse mesmo ano, foi apontado pela Traackr como o 9º mais influente profissional de marketing de conteúdo da América Latina. E aparece na lista dos 50 mais influentes do mundo publicada pelo Top Blogger.

Foi eleito o profissional de content marketing do ano pela Digitalks em 2015. É desde 2014 o único sul-americano a compor o seleto júri do Content Marketing Awards. É autor do livro Content Marketing - O Conteúdo que Gera Resultados, publicado em 2013. Presta consultoria para grandes empresas brasileiras e multinacionais. Já conduziu palestras, treinamentos in company e cursos abertos em 25 estados.

→ Siga no Twitter: @tractoBR.
→ Leia os artigos de Cassio Politi na Tracto.
→ Veja o perfil completo de Cassio Politi.
Métricas de Mídias Sociais, Content e Inbound Marketing | Master Class | 9 de dezembro | São Paulo Saiba mais
Content Marketing Brasil: conteúdo incrível, online e gratuito! Inscreva-se