O verdadeiro alcance no Facebook oscila entre 2% e 47%

O número difundido mundialmente pelo próprio Facebook é este: uma publicação de marca alcança em média 16% dos fãs da página. É no termo “em média” que mora o problema. Quando se trata de média matemática, pode haver muitos resultados acima ou abaixo da média, gerando a falsa impressão de que aquele seja o resultado mais comum.

O alerta foi dado nesta segunda-feira (12) pela agência cearense Ação Digital. O infográfico “Alcance do Facebook Desvendado” foi publicado no blog da empresa e traz um número bem mais aplicável. O alcance varia de 2% a 47%.

Métricas
Outra abordagem interessante do infográfico responde a uma pergunta frequente: “afinal, qual a métrica mais importante para medir alcance no Facebook?”. A resposta mais comum sugere o PTA (pessoas falando sobre isso). Mas a Ação Digital sugere que seja o alcance da publicação. É aquele número que aparece logo abaixo de cada post. Fica visível para os administradores da fan page.

O argumento é simples um conteúdo existe para ser absorvido. Quanto mais pessoas visualizarem aquela publicação, maior o seu sucesso. O infográfico (veja abaixo) descreve detalhadamente o significado de cada tipo de alcance.

E o PTA? Bem, essa métrica diz respeito à intensidade do uso do Facebook e ao grau de interação ― que o Facebook forçou a barra quando batizou de engajamento. Não aparece no infográfico porque ele se ateve ao estudo do alcance. Mas pode, sim, contribuir fortemente para o alcance, principalmente quando alguém compartilha seu conteúdo.

Portanto, não se confunda: PTA diz respeito a nível de interação. Alcance diz respeito a audiência. Agora cabe a você, como gestor, adotar as métricas mais alinhadas aos seus objetivos de comunicação.∞

Infografico Acao Digital

Cassio Politi é fundador da Tracto e do All Metrics. Foi em 2016 palestrante do Content Marketing World, o principal evento do tema no mundo, em Cleveland, nos Estados Unidos. Nesse mesmo ano, foi apontado pela Traackr como o 9º mais influente profissional de marketing de conteúdo da América Latina. E aparece na lista dos 50 mais influentes do mundo publicada pelo Top Blogger.

Foi eleito o profissional de content marketing do ano pela Digitalks em 2015. É desde 2014 o único sul-americano a compor o seleto júri do Content Marketing Awards. É autor do livro Content Marketing - O Conteúdo que Gera Resultados, publicado em 2013. Presta consultoria para grandes empresas brasileiras e multinacionais. Já conduziu palestras, treinamentos in company e cursos abertos em 25 estados.

→ Siga no Twitter: @tractoBR.
→ Leia os artigos de Cassio Politi na Tracto.
→ Veja o perfil completo de Cassio Politi.
Métricas de Mídias Sociais, Content e Inbound Marketing | Master Class | 9 de dezembro | São Paulo Saiba mais
Content Marketing Brasil: conteúdo incrível, online e gratuito! Inscreva-se