O que é pirâmide de métricas?

A pirâmide de métricas é uma técnica inspirada em programas de gestão empresarial e adaptada ao content marketing. Existe para classificar os indicadores de desempenho em três níveis: métricas principais, secundárias e terciárias.

Pirâmide de Métricas

Principais (ROI)
O primeiro nível diz respeito ao ROI (retorno sobre investimento). Trata da eficácia do programa de content marketing, e não à eficiência. São aqueles números que têm relevância para a alta direção da empresa. Em empresas privadas, esses indicadores devem responder “sim” a pelo menos uma perguntas diretamente relacionadas ao resultado financeiro da empresa, tais como “as ações de content marketing geraram vendas?” ou “as ações retiveram clientes?”.

Secundárias (KPI)
No segundo nível da pirâmide, aparecem as métricas de eficiência. São aquelas que, embora sejam específicas de content marketing, impactam diretamente no ROI. Por isso, ganham o nome de KPI (key performance indicator) ou indicador-chave de performance. Por exemplo, se uma empresa B2B conquista boa parte de seus clientes por meio de eventos e webinars, o número de inscritos nessas atividades será crítico. Afinal, a relação é direta: quanto maior o volume de inscritos, maior tende a ser o volume de lides.

Terciárias (painel de controle)
Na base da pirâmide, aparecem todas as demais métricas relacionadas a atividades desenvolvidas em comunicação. É possível, por exemplo, que a empresa mantenha um blog e uma conta no Twitter ativos. Embora não tenham impacto imediato em KPI nem em ROI, essas atividades geram indicadores que podem ser observados e armazenados. Esse números compõem um grande painel de controle sem que necessariamente tenham importância no negócio da empresa.∞