O que é marketing attribution?

O que é marketing attribution?Imagine a seguinte situação: um usuário visita o site após encontrá-lo numa busca no Google, volta mais tarde por meio de uma rede social e finalmente faz a compra porque viu o banner em um site de terceiros. A qual canal deve ser atribuída a venda? Atualmente, se atribui ao banner.

Marketing attribution visa a observar o comportamento de compra online para então distribuir o resultado da venda a diversos canais em vez de creditá-lo inteiramente ao responsável pelo clique final. Não há um termo correspondente em português para marketing attribution. O que mais se aproxima seria algo como atribuições em marketing.

Ferramentas de análise e mensuração de audiência, como Google Analytics e Adobe SiteCatalyst, permitem visualizar essa interação. O grande benefício é distribuir adequadamente os esforços entre os canais. Afinal, alguns podem não ser responsáveis diretos pela venda, mas influenciaram o consumidor no processo de tomada de decisão.

Uma pesquisa realizada pela Adobe em 2012 apontou que 54% das empresas americanas fazem esse tipo de análise. Dessas, 35% acrescentam alguns canais offline à análise, tais como anúncios em mídias tradicionais.∞