O que é content marketing?

“Content Marketing – O conteúdo que gera resultados” foi o primeiro livro sobre o tema no Brasil. Foi publicado em 2013.

Content marketing (ou marketing de conteúdo) é um método que tem como objetivo gerar resultado para empresas por meio da entrega de conteúdo relevante ao seu público-alvo. Sua finalidade é gerar resultados efetivos — como novos clientes, receita e brand equity — e não apenas resultados restritos à comunicação, como audiência, interação, curtidas.

A implantação do método em empresas é baseada em cinco etapas:

  1. Definição de objetivos;
  2. Identificação do público-alvo;
  3. Produção de conteúdo relevante;
  4. Distribuição do conteúdo;
  5. Mensuração de resultados.

A prática de gerar conteúdo de marca é antiga. Há registros de casos no início do século XIX. A recente popularização da internet apenas permitiu que empresas criassem canais de comunicação direta com os seus públicos-alvo por diversos canais, fortalecendo o content marketing como método.

No Brasil, é comum as pessoas associarem equivocadamente content marketing a comunicação por redes sociais. Embora plataformas como Linkedin, Twitter e Facebook façam parte do escopo, elas estão longe de ser as únicas — e ainda mais longe de ser as mais importantes. Eventos, blogs, sites, e-mails, pesquisas, e-books, revistas impressas e muitas outras táticas compõem esse universo.

Conteúdo x propaganda
O método não deve ser confundido com propaganda. O propósito de um programa de content marketing é criar uma relação longa da marca com o público, fortemente amparada no compartilhamento de conteúdo útil e relevante. Em suma, as empresas publicam em diversos canais aquilo que sabem, e não o que vendem. É uma relação, portanto, de longo prazo.

Content marketing não se propõe a substituir a propaganda, que como um instrumento de comunicação se adapta aos formatos de mídia que surgem a todo momento. Portanto, content marketing e propaganda podem (e devem) perfeitamente coexistir. Enquanto o conteúdo útil e relevante visa a fomentar a audiência, a propaganda tem como finalidade converter essa audiência em oportunidades comerciais.∞